4 maneiras para costurar viés

4 maneiras para costurar viés

Olá! Tudo bem?

Fiz um vídeo sobre um assunto muito pedido no blog: o viés. O viés é um tipo de acabamento para aquelas peças que não têm forro ou revél. É uma opção para quando você deseja uma roupa mais leve ou, até mesmo, informal.

Existem algumas maneiras de colocar o viés e como deixá-lo mais estruturado. Ele pode ser usado em tecidos finos e grossos. Pode ser do mesmo tecido  da roupa ou comprado pronto, em um rolo como no desenho abaixo. Os tecidos mais comuns dos rolos prontos são o algodão e o cetim de poliéster. Existem diferentes larguras, sendo as mais comuns 24mm e 50mm.

A preparação desse item é importante para a colocação, pois os vincos do viés provém o acabamento. Em tecidos finos, você pode passar o viés e dobrá-lo na metade. Coloque a sua borda rente ao item que deseja arrematar. Alfinete, alinhave e costure com um ponto de 1,5mm. Vire todo o viés para dentro e pesponte. Caso o local seja curvo, como uma cava, de piques e apare a margem de costura. Assim, você deixará esses locais mais estruturados.

Você pode adicionar o viés para arrematar decote, cava, fazer barra e até mesmo como o acabamento de uma margem de costura.

Espero que tenha gostado! As fotos desse post são do meu curso online “Acabamentos Primorosos e Técnicas de Costura”. Caso se interesse em aprimorar várias técnicas, CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS. O viés é um tema muito abordado no curso.

Grande abraço,

Lara Rogedo