5 dicas preciosas para quem quer costurar e modelar em 2018

5 dicas preciosas para quem quer costurar e modelar em 2018
Olá,

 

Tudo bem?

 

Lancei um novo vídeo que se chama “5 dicas preciosas para quem quer costurar e modelar em 2018”. Como o nome já diz, vou dar 5 dicas para você que quer se dedicar a esse ofício, seja por hobby ou profissão.

 

Assista no vídeo a seguir!

 

 

Conheça o meu curso online “Como modelar e confeccionar saias” CLICANDO AQUI

 

Baixe gratuitamente o meu livro digital “O Guia Ilustrado da Costura” CLICANDO AQUI

 

Assista à palestra gratuita “Qual o segredo para modelar bem” CLICANDO AQUI

 

 

 DICA 1: FAÇA O SEU DOM

 

 

Mude a sua mentalidade em relação ao que é dom. A maioria das coisas que nos limita a fazer algo está dentro de nós mesmos. Temos medos, receios e nos colocamos para baixo. Eu já compartilhei essa história algumas vezes que escuto muito a seguinte frase: “Eu não sou criativa para fazer essas coisas que você faz” ou, então, “Eu não tenho nenhuma criatividade” e, até mesmo, “Você tem o dom para a costura, não nasci com isso”. Você já pode ter escutado essas frases e pode, até mesmo, ter dito uma delas.

 

O que é o dom? Não conseguimos mensurar o dom. Não conseguimos definir o que é dom e o que é prática. Também ouço constantemente: “Eu posso fazer aula de costura? Não tenho nenhum dom para trabalhos manuais”.  Sempre respondo: “Também achava isso quando comecei a costurar e hoje, esse é o meu trabalho”.

 

Tenho várias alunas que começaram as aulas sem saber costurar e atualmente fazem diversas roupas para elas. É verdade. Tudo o que eu digo sobre isso vem das minhas experiências próprias. O que eu quero dizer é que se você não trabalhar uma habilidade que pode ter ou não, ela nunca irá se desenvolver. Você pode ter “nascido sem o dom” e, mesmo assim, trabalhá-lo para ser bem sucedido nele.

 

Você pode ficar sempre com medo de se expor e ser criticado por isso, mas se não tentar fazer uma, duas, três, dez vezes, de maneiras diferentes, com carinho, colocando o seu coração nisso, você não irá para frente e, não irá, nem ao menos, saber o que poderia ter sido se tivesse tentado. EU GOSTO DE CRIAR OS MEUS DONS.

 

DICA 2: NÃO TENHA MEDO DE COMEÇAR

 

 

Eu conheço várias pessoas que dizem todo ano que vão começar, mas nunca cumprem. São as desculpas que arrumamos para nós mesmos em várias áreas da vida. Começar é mais difícil do que já estar no meio do caminho. Temos medo do novo, se vamos dar conta, do que vai acontecer.

 

Mas se você quer algum resultado, pense que não haverá final nem resultado se não houver um começo. Eu sempre mentalizo onde eu quero chegar e o resultado pronto para me dar fôlego de começar ou enfrentar desafios.

 

Essa é minha dica: está fazendo uma peça muito difícil? Mentalize a peça pronta, a felicidade sua ou da sua cliente, os outros clientes que essa peça pode te trazer, o aprendizado e satisfação pessoal que esse desafio vai te proporcionar e tome fôlego para começar!

 

DICA 3: NÃO DESANIME SE ERRAR

 

 

Algumas pessoas ficam desanimadas quando têm que ajustar uma peça, desmanchar ou ajustar a modelagem. Eu não conheço ninguém bem sucedido que acertou tudo de primeira. A gente aprende errando mesmo! Eu já errei muito e várias coisas que faço e dão certo hoje foi porque errei lá atrás.

 

Uma dica é sempre esfriar a cabeça quando uma costura ou modelagem não estão dando certo. Dê uma descansada, mude um pouco de assunto e volte a olhar o conteúdo depois de uma outra maneira, mais descansada. Ajuda muito! Uma vez, em 2015, estava fazendo um vestido para uma cliente e o modelo não estava se ajustando bem ao tecido que tinha muito elastano. Primeiramente o vestido era estruturado, mas depois resolvi fazê-lo sem estrutura porque o tecido marcava muito…a cliente fez várias provas e nós duas estávamos ficando sem paciência. Ela fez uma prova que durou quase 2 horas e eu me lembro que depois que ela saiu eu chorei por não saber como deixar o vestido da maneira que ela queria.

 

Fui embora para casa, descansei, dormi, dei aula no dia seguinte pela manhã e, pela tarde, peguei o vestido novamente. Eu o arrumei todo, pedi alguns conselhos para minha ex-professora de costura e consegui ajustá-lo. Isso foi em uma quinta e sexta. No sábado, ela veio prová-lo e estava perfeito. O vestido foi um sucesso! Lembre-se: desmanchar é preciso e normal! Eu aprendi muito com esse desafio e tenho orgulho de ter conseguido finalizá-lo.

 

DICA 4: USE O MOMENTO DA COSTURA COMO UM MOMENTO POSITIVO:

 

 

A costura e a modelagem fazem parte do meu trabalho e, como todo trabalho, é cheio de responsabilidades, desafios e claro, alguns problemas. Mesmo assim, o meu foco é tanto quando estou costurando que é como se fosse uma meditação para mim. É um momento muito positivo, que me faz bem.

 

Existem horas que estou muito apertada e que preciso resolver um desafio, repensar algo que não deu certo, e, quando resolvo, tenho uma sensação ótima de dever cumprido.

 

O que eu sugiro é pensar sempre no que você deseja fazer, não só na modelagem, com uma atitude positiva. Uma atitude de quem vai conseguir, de quem vai usar muito o resultado, de quem vai se orgulhar do final. A atitude é como se a gente visse o “copo meio cheio ou meio vazio”. Ela diz tudo sobre o nosso resultado e a nossa qualidade de vida!

 

DICA 5: CERQUE-SE DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS, COMO LIVROS E CURSOS. LEMBRE-SE QUE A INFORMAÇÃO E O APRENDIZADO É O QUE TEMOS DE MAIS PRECIOSO

 

 

Quanto mais conhecimento e experiência você adquirir, melhores vão ser os resultados dos seus trabalhos. Vão ser mais precisos, com ganho de tempo e bem executados. Busque por educação. Você tem vários meios: pode ser que você consiga aprender sozinho, de maneira gratuita, com informações e vídeos na internet, que consiga, sozinho, selecionar o melhor conteúdo para você. Pode ser que você busque uma aprendizagem mais especializada, com acompanhamento, um curso direcionado que vai te poupar tempo e esforço e vai te dar um resultado mais rápido. O importante é você perceber em que grupo você está e qual cenário é melhor para o que você quer realizar. Busque o conhecimento da forma que for mais interessante para você.

 

Aqui mesmo no canal, eu disponibilizo vários vídeos gratuitos semanalmente sobre temas variados! Disponibilizo também o livro digital “O Guia Ilustrado da Costura” gratuitamente para download, para quem prefere a teoria de forma escrita. Tenho também uma palestra, que fiz há um tempo atrás e está alinhada com o que acredito no aprendizado da modelagem. A palestra é gratuita e tem um conteúdo que, como esse vídeo, acredito que possa te motivar. Reserve um tempo para assisti-la, pois ela é longa, com informações interessantes sobre o uso das pences, os principais erros cometidos na hora de aprender a modelar e também conto um pouco sobre a minha história nesse mundo das técnicas de moda.

 

Eu também tenho o curso online chamado “Como modelar e confeccionar saias” . Por uma questão didática e pelo meu modo de ver como professora, quem quer aprender modelagem ou quem quer construir uma base sólida para avançar na modelagem deve começar nas saias.

 

A saia é a primeira peça para quem quer aprender modelagem plana do vestuário. Com o molde básico pronto, o aluno consegue interpretar modelos e transferir pences, criando inúmeras peças. Se você tem interesse em começar a modelar ou se aprofundar na modelagem e nas técnicas de interpretação de modelos, CLIQUE AQUI!

 

Pense em qual tipo de aprendizagem você se interessa mais e qual você tem mais facilidade, se é através de vídeos, cursos, livros ou outros. Lembre-se que a atitude positiva é o melhor caminho para você fazer o que desejar em qualquer área! Com dedicação e prática você consegue sim se desenvolver naquilo que ama.

 

Mesmo com vários desafios, eu só tenho a agradecer a tudo que a costura, a modelagem me proporcionou, além de ter conhecido pessoas inspiradoras pelo caminho.

 

Muito obrigada e feliz 2018!!!