Como fazer canto mitrado próprio do tecido

Olá! Tudo bem?

Fiz um vídeo ensinando a fazer o canto mitrado, que é o acabamento em ângulos. Esse canto é muito usado em guardanapos de tecido, mas pode ser um acabamento em bolsos também, por exemplo.

Espero que goste!

Logo a baixo, vou deixar a transcrição do vídeo:

Transcrição do Vídeo:

Olá! Bem vindos a mais um tutorial. Hoje eu vou ensinar a fazer o canto mitrado do próprio tecido, como num guardanapo ou você pode aproveitar e fazer num bolso de uma camisa ou num bolso de algum item decorativo tudo que tiver ângulo e canto pode utilizar essa técnica. Eu já fiz um canto mitrado também com viés, vou deixar o link aqui na descrição. Se você gosta dos meus vídeos, não deixe inscrever, aqui no canal do youtube e lá no blog: www.algodaocru.com.br

Pra fazer o canto mitrado eu peguei um americano cru e fiz duas marcações. A de dentro, essa que eu fiz em vermelho, é onde guardanapo ou que eu esteja fazendo vai terminar, finalizar o guardanapo. Quando eu “dei” a barra é aqui o tamanho original dele, então ele vai ficar do tamanho original, dentro desse quadrado aqui. Essa segunda marcação que eu fiz de azul é 1 cm que eu preciso de costura para o acabamento. Então vou cortar para fazer o canto você tem que considerar: que é o tamanho que você quer, mais o valor da barra que você quer virar, mais 1 cm. Então, essa barra minha tem: 2 cm. E eu quero mais 1 cm de costura. Se eu quisesse uma barra de 3 cm, tem que cortar maior: 3 cm, mais 1 cm de costura. eu vou fazer em um dos cantos, e é igual nos outros 4 cantos. É o seguinte: principalmente quando for tricoline ou um tecido de algodão, eu estou fazendo americano cru, ele marca muito bem no ferro, então tem que aproveitar isso porque facilita o processo. Eu vou dobrar no ferro essa margem de costura de 1 cm, “marcar” bem e aqui também. O que faz o canto com ele. ok?! Eu vou fazer outra dobra com a marcação de dentro da mesma coisa. aqui e vou dobrar. Agora eu vou passar bem no ferro o americano cru que também marca muito bem quando você dobra, tricoline também, mas é sempre bom passar no ferro. Agora “passadinho”, eu vou colocar um alfinete aqui pra segurar no lugar. e um alfinete aqui pra segurar. E eu vou levantar a ponta toda, fazendo um triângulo.

Vou aqui para vocês verem melhor: assim. a encaixando a pontinha do retângulo aqui certinho e deixando ele bem rente, bem junto à base. Ok? O que você vai fazer vai fazer? Você vai virar esse triângulo para um lado, passar bem a unha, ou você pode até marcar com um giz ou uma caneta que apaga. Virar de novo e passar bem a unha na dobra, Ok? Vou chegar mais perto pra fazer de novo. Vou dobrar pro lado, assim. passar a unha pra marcar ou então posso marcar aqui com giz ou uma caneta vou passar de lápis pra vocês verem melhor. dobrar por outro lado. Você vai sentir que tem tecido aqui a base. nessa dobra. E que o triângulo está alinhado e bem certinho aqui na base destas duas dobras. Agora a gente vai fazer o canto. Voltei aqui, já risquei os dois lados, Eu vou abrir assim: Está vendo que ficou neste sentido? formando um triângulo? Aí eu vou costurar. Aqui é meu avesso, onde fiz aquelas marcações. Aqui é meu (lado) direito. eu vou costurar “direito” contra “direito” batendo essa marcação de lápis. Vou virar aqui, um contra o outro, batendo a marcação de lapis. Eu vou costurar bem em cima da marcação de lapis, onde foi a minha base. Veja: eu tô vendo aqui pelo tecido minha marcação. Ok? Vou fazer de novo.

Eu tinha riscado, abri aqui, risquei pelo “direito”. Vou virar direito contra direito, alinhando uma marcação em cima da outra. Vou fechar esse triângulo pro lado contrário. Assim: Com o avesso pra cima. Eu vou costurar aqui onde eu marquei, mas eu vou deixar 1cm de costura aberto para fazer o acabamento. esse 1 cm marcado em azul. Então eu vou costurar até aqui, dar um retrocesso para ficar bem firme e aqui eu não vou costurar esse 1 cm de costura, não. vou fazer até aqui. Aí eu volto para mostrar. Costurei aqui, então agora vou cortar com 1 cm de costura. cortei com 1 cm E agora vou virar o guardanapo ou o que estiver fazendo assim: pro avesso normalmente e vou virar tudo pra dentro formando um “cantinho”. vou puxar a pontinha com um alfinete E agora tenho que fazer esse acabamento da borda, (ou) barra. Eu deixei 1 cm aberto exatamente por causa disso que agora eu vou virar 1 cm pra dentro, finalizando. finalizando a barra e o “cantinho”. Aqui você tem que passar uma costura aparente, um pesponto, ou pode ser uma costura decorativa também, fica ótimo. Assim fica o avesso e o “direto”.

Então é isso! Espero que tenham gostado e que usem bastante esse cantinho porque fica lindo e bem acabado. É claro que você vai fazer o pesponto da cor do guardanapo ou do item que você estiver usando. E também pode fazer um ponto decorativo e fica lindo, criativo e original! Um beijo e até o próximo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já fizemos por aqui, o canto mitrado com viés. Vou deixar o vídeo abaixo para relembrar esse acabamento, que também fica ótimo!