Como colocar zíper comum: 2 maneiras.

Neste tutorial eu ensino como colocar zíper comum de duas maneiras: uma com aba de uma lado só e a outra coma aba dos dois lados, escondendo o zíper. Você pode usá-lo em roupas e itens decorativos, como uma almofada, por exemplo.

Sempre fico feliz com maior produtividade e tento otimizar, ao máximo, o meu tempo para disponibilizar conteúdo, dar aulas presenciais e fazer vestidos no atelier…ufa! Quando fazemos o que amamos, tudo fica gratificante, não é mesmo?

Abaixo você verá o vídeo com o tutorial e logo abaixo a transcrição do que é falado no vídeo, Espero que gostem do tutorial!

Você já conhece meu livro digital?  O “Guia Ilustrado da Costura”

O Guia ilustrado da costura

A obra tem como diferencial a possibilidade de aprendizado por diferentes plataformas. O conteúdo, por ser digital, tem os links com os tutoriais que disponibilizo no YouTube. Sendo assim, o leitor consegue ter acesso à teoria escrita, ao desenho e ao conteúdo audiovisual em uma sequência e contexto.

A publicação é um guia para quem deseja iniciar na costura e contempla os materiais que precisam ser utilizados, os itens da máquina reta doméstica, dicas de exercícios para controlar o equipamento, técnicas de corte de tecido, pontos manuais e suas funções , diferentes acabamentos para a margem de costura, barras, dentre outros.

Transcrição do vídeo – Como colocar zíper comum: 2 maneiras :

Olá, tudo bem? hoje nós vamos aprender 2 maneiras de colocar zíper comum. uma como aba de uma lado só e a outra coma aba dos dois lados, escondendo o zíper vamos nessa?!

Eu vou usar retalho de algodão cru para demonstração você tem que marcar uma margem de costura no lugar do zíper de 2 centímetros aqui eu marquei forte de lápis mas (pode) marcar de giz ou de sabonete primeira coisa que eu vou fazer que é marcar o tamanho do zíper eu venho até o metal dele, ok?

Vou fechar a margem de costura daqui pra baixo o lado direito contra lado direito você vai alfinetar tudo que tem aqui para baixo então daqui pra cá eu vou fechar na máquina eu costurei aqui com uma linha mais escura vou abrir aqui no avesso aqui com a margem de costura aberta vou, de um lado colocar o tecido rente ao trilho você pode até abrir aqui pra ficar mais fácil e vou alfinetar rente ao trilho. agora eu vou alinhavar aqui onde eu alfinetei. vou trocar o pé calcador normal pelo pé de zíper e vou costurar onde eu alinhavei. posso fechar o puxador quando precisar para continuar agora que eu já pespontei aqui rente ao trilho até aonde você conseguir …antes de começar tudo é bom fazer o acabamento que você quer ou com a tesoura de picote ou com o overloque antes eu não fiz, porque isso é só um retalho esses aqui já estão dobrados você vai sobrepor os zíper com essa segunda parte, escondendo inclusive o pesponto aqui vou alfinetar aqui aqui atrás dele fica assim e agora deste lado assim a gente vai fazer um pesponto que vai prender o zíper aqui à margem de costura de 2 centímetros ou 1,5.

Então, vou alinhavar essa parte aqui. aqui o desenho eu gosto de fazer com um giz, primeiro ou com um lápis antes de costurar aqui eu vejo onde que está o metal, porque se a agulha da máquina bater no metal ela quebra. então eu venho aqui um pouco abaixo do metal você pode fazer uma curva assim ou reto. um pouco mais pra cá isso vi que eu estou prendendo tecido ao zíper agora eu vou alinhavar aqui fazendo desenho porque, lá na máquina que eu vou seguindo o meu alinhavo eu risquei aqui de lápis, mas nem sempre você vai ter a chance de riscar aqui de lápis você vai ter que riscar com o giz ou só vai ter que alinhavar mesmo.

Então agora que eu já alinhavei já vi que aqui atrás o alinhavo está aqui bem rente ao zíper, prendendo o zíper à margem de costura já posso retirar esse aqui primeiro porque eu preciso de abrir o zíper hora da costura para ajudar aqui ele vai abrir assim então agora eu vou lá para a máquina pespontar então, eu pespontei fiz a curva se você quiser fazer um mosqueado que é: uma porção de pontinhos em zig e zag para firmar o zíper pode, no final, ou então ir e voltar com retrocesso com cuidado, ok? aqui eu abro o zíper e aí ele fica escondido aqui dentro da aba.

A segunda maneira de colocar zíper: você vai fazer o acabamento todo primeiro, marcar pelo avesso de um e meio a dois centímetros de margem de costura vou colocar direito contra direito e vou alinhavar toda a margem de costura, alfinetar e alinhavar. agora eu ver onde que meu zíper vai bater do início até a o metal, logo depois do metal então ele vai daqui até aqui eu vou costurar daqui até onde ele vai terminar vou dar o retrocesso para fazer o acabamento e daqui pra cima eu só vou deixar alinhavado.

Eu costurei até aqui onde eu tinha marcado e o restante deixei alinhavado abri a margem de costura no ferro vou pegar o zíper e vou centralizar o trilho no meio da margem de costura vou alfinetar aqui vou virar para o lado direito, aqui está fechadinho e eu vou alinhavar onde alfinetei rente aqui ao zíper, ao redor, quando chegar aqui embaixo vou fazer o ângulo, formando um o retângulo e voltar também prendendo do outro lado vou riscar e alinhavar. Agora eu vou pespontar onde eu alinhavei, ok? se você preferir retirar o alinhavo aqui do meio e pespontar com ziper aberto, já que aqui agora está alinhavado, também pode! Retirei o alinhavo do centro e retirei do pesponto, aqui o zíper, ok? E quando a gente fecha ele fica livre as abas. Então essa são duas maneiras de colocar o zíper comum.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar aqui ou no blog: Conheça meu Curso Online: (link na descrição) Um beijo, até o próximo tutorial.

  • Leila Polillo

    Uma graça! boa noite e agradecida!

  • josi

    Olá lara, muito boa esta aula de ziper!!!! ajuda bastante quem está começando como eu.

    Eu tenho uma duvida =).

    Comecei a costurar agora (por conta própria) e queria tirar uma duvida com você =).

    Quando vou costurar ziper, depois que prego ele na saia ela fica dando barriga não fica ajustada ao corpo, tipo não fica uma linha na lateral ou nas costas (onde coloquei o ziper), o ziper fica fazendo essas ondulações não ajustando a saia ao corpo.

    O que estou fazendo de errado? me ajudeeeee!!!! se puder =).

    muito obrigada desde já.

    • algodaocru

      Oi Josi! Tudo bem? O seguinte, ao “abrir” o trilho do zíper no ferro, abra com muito cuidado para que ele não queime e acentue essas ondulações. Mas, existem muitos zíperes de má qualidade e pode não ser um erro seu! Eu não gosto quando o “tecidinho” do zíper tem a trama muito aberta. Prefiro da marca YKK. Quando o tecido da roupa é muito fino, teste o ponto da agulha para colocar o zíper. Outra dica é evitar cortar. Ás vezes eu corto o zíper, mas isso faz com que ele arrebite ainda mais. Um beijo!

  • josi

    muiitooooo obrigadaaaaa, vou fazer isso. =)

  • kiara reis

    muito bom!!! falta o o ziper invisivel aguardo ansiosa !! popde ser ?

  • Isabel Garcia Suzuki

    Acabou se tornando super simples a colocação do zíper. Obrigada pela explicação.