Como cortar o tecido: moldes simétricos e assimétricos

Olá!  Vou falar sobre o corte do tecido. O corte é uma parte importante para o processo e tem que ser feito com atenção, respeitando o fio reto, assim como o posicionamento do molde.

Corte de molde de está na metade/ simétrico

Para cortar um tecido, verifique a localização das ourelas. Dobre ourela com ourela se o molde for tomar toda a largura do tecido. Se a peça a ser cortada não utilizar muito tecido, dobre apenas o suficiente, mas deixe a ourela exatamente paralela à dobra do tecido.

Coloque o molde que deve ficar inteiro na dobra do tecido. O molde que tem recorte, é colocado no melhor encaixe do tecido, porém com o seu fio reto paralelo à ourela.

O vídeo a seguir, mostra uma maneira de cortar uma peça de roupa:

O molde pode ter ou não margem de costura dependendo do objetivo do corte. Caso seja um molde para ser produzido em larga escala ou repassado ao cortador, é preciso adicionar margem de costura e barra.

Um corte em tecido fino também já pode ter margem de costura, mesmo que esteja sendo feito como peça única.

Para os iniciantes, é didático a colocação da margem de costura no próprio tecido:

1.Encaixe o molde sobre o tecido seguindo as regras do fio.
2.Prenda o molde ao tecido com pesos ou alfinetes.
3.Marque, com giz, sabonete ou caneta de tecido um pontilhado ao redor do molde.
4.Alfinete esse pontilhado para segurar o tecido e não perder a marcação.
5.Coloque, a partir daí, a margem de costura. Sugestão: 1 ou 1,5cm.

Corte do molde inteiro ou assimétrico

Para cortar um molde que esteja inteiro no papel, o tecido também deve estar aberto. Se nesse molde houver partes que devem ser cortadas duplas, copie essas partes duas vezes. Não deixe de espelhá-las para que não saiam voltadas para um mesmo lado, como, por exemplo, mangas.

Quando for cortar um tecido fino, que é muito leve e pode sair do lugar na hora do corte, uma dica é colocar papel de seda embaixo do tecido. Alisar bem o tecido e prendê-lo com pesos, em suas bordas, facilita o processo.

Corte tecidos finos com o tecido e moldes abertos e adicione margem de costura no próprio molde.Na hora do corte, corte papel e tecido de uma só vez.

Esse vídeo seguinte, ensina a cortar peças em tecidos finos, que requerem mais cuidado nesse momento e, portanto, o tecido é cortado aberto:

Espero que tenha gostado! Para mais dicas, faça o download gratuito do meu livro digital “O Guia Ilustrado da Costura” clicando aqui!

Ilustrações e texto: Lara Rogedo