Como costurar malha na máquina reta doméstica

Vamos costurar malha?

Olá! Tudo bem? Você gosta de usar e se sente muito confortável em roupas de malha? Eu adoro uma camiseta leve ou, até mesmo, uma calça de neoprene! Acredito que a malha veste bem e tem opções para todos os gostos.

Analise as suas peças de roupa. Você já reparou que as malhas são fechadas apenas com o overloque? O acabamento é feito na galoneira. O que fazer quando não se tem essas duas máquinas? Vou dar dicas para que você possa costurar diversos tipos de malha na máquina reta doméstica.

 

Para costurar a malha na máquina reta doméstica é importante usar a agulha “ponta bola”, que tem a ponta dourada. Na embalagem está escrito “malha”. Essa agulha, como o nome já diz, tem a ponta arredondada para não perfurar o tecido e “quebrar” os fios elásticos. Ela desliza entre os fios até perfurá-los.

É interessante também usar o fio de overloque na linha da bobina da máquina, pois esse fio provém certa elasticidade ao ponto. Como a malha estica e volta para o lugar, o ponto pode arrebentar com a movimentação se não for feito com esse fio embaixo. Encha a bobina normalmente, na própria máquina.

Na agulha, a linha de poliéster ou de algodão podem ser utilizadas.

O ponto a ser usado é o zigue-zague, pois seu desenho dá mais firmeza para a movimentação da elasticidade da malha.

Para malhas mais pesadas, você pode colocar um ponto reto de reforço em cada lado do zigue-zague.

O acabamento pode ser feito com a agulha dupla para simular a galoneira. Deixe o fio de overloque na bobina da mesma forma.

Se for preciso, é possível trocar o pé calcador de costuras gerais para um pé calcador de plástico. Assim, a malha desliza mais na máquina. Outra opção é colar um durex no pé calcador normal. Ele também ajudará no deslize.

Lembre-se de não esticar a malha enquanto costura.

Para ver ainda mais conteúdo, me siga no instagram, pois coloco muitas coisas e modelagem e costura por lá! É só clicar na imagem abaixo e depois em “Seguir”.

 

Espero que tenha gostado! Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *