Como planejar os acabamentos em uma peça de roupa?

Acabamentos em roupas

O que é importante para ser uma excelente costureira: um grande repertório e capricho na finalização das peças.

Por que essas duas características são fundamentais? Sem dúvida, a qualidade do acabamento valoriza a peça e quem fez a peça.

O que é repertório? O conjunto de conhecimentos acumulados para que você escolha uma ou algumas soluções para a confecção de uma peça.

O que é capricho?   Capricho é o cuidado, o primor, o amor que você coloca em cada detalhe das peças que está fazendo.

Quando eu começo a pensar em uma roupa, penso nos acabamentos da forma como desenhei abaixo. Olhando para essa peça, defini como o decote será finalizado, que a alça será dupla e pespontada (pode ser com linha de pesponto ou não) , já sei que devo cortar o meio costas, pois colocarei um zíper e que a barra da blusa só precisa de 1cm, pois será de lenço…veja como o esquema facilita na hora de costurar!

Você já pensou em acabamentos dessa forma?

 

Quais são os problemas de não planejar os acabamentos na concepção de uma peça?

Cada tecido demanda um tipo de acabamento, cada modelo demanda um tipo de acabamento.

Os acabamentos podem ser as últimas coisas que você vai fazer na roupa, mas devem ser definidos com a criação para evitar problemas como a falta de tecido.

Na criação você pode precisar de opções. Por exemplo, você define que para determinado modelo, vai fazer uma barra larga de 10cm. Só que o tecido disponível não foi suficiente para fazer a barra ou o modelo já foi cortado mais curto…. Com o repertório você pode pensar na solução de fazer uma barra postiça do mesmo tamanho, por exemplo.

Como planejar os acabamentos na concepção da roupa?

Você não precisa saber desenhar para fazer uma roupa. Você pode se inspirar na TV, na internet e em revistas e criar a partir do seu gosto pessoal.

Você deve pensar em como você vai confeccionar uma peça e fazer o arremate das margens de costura, como finalizar o decote, como fazer as barras, se vai estruturar o tecido com entretela ou não… isso tudo influencia no custo, na metragem do tecido e no tempo que você vai gastar na costura.

Para calcular tudo isso, você deve ter repertório para pensar em como vai fazer as peças: se é com revél ou forro, com barra postiça ou bainha de lenço, com viés ou tira reta…dentre várias outras possibilidades.

Eu preparei um curso online que abrange vários itens da composição de uma roupa:

  •  margem de costura
  • botões
  • zíper
  • viés
  • fenda
  • vista
  • forro
  • acabamentos de cava e decotes
  • barra
O curso tem o conteúdo de forma progressiva, do mais fácil, evoluindo ao mais difícil e abrange inúmeros acabamentos, condensando o conteúdo de muita qualidade para que você não perca tempo e aprenda da melhor forma. O meu objetivo é que você entenda e consiga aplicar técnicas para valorizar ainda mais o seu trabalho.

 

Quero que você ganhe repertório que é: o conjunto de conhecimentos acumulados para que você escolha uma ou algumas soluções para resolver determinada situação ao confeccionar uma peça. E quando tiver qualquer desafio para resolver, consiga pensar nas técnicas e fazer uma ou adaptar alguma para resolver o problema.

 

Além de todo o conteúdo do curso, as minhas alunas que já fazem curso online comigo sabem que eu dou suporte, respondo às dúvidas dos alunos e te ajudo a evoluir nessa habilidade.

 

Para saber mais sobre o curso clique na imagem abaixo:

 

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou chame pelo whats app 31 94905264

 

  • Sônia Germano

    Amo suas aulas, gosto de sempre está vendo seus vídeos quando quero fazer uma peça.