Dicas para tratar o tecido, cortar e costurar com praticidade

7 dicas sobre tratamento de tecido, corte e costura com praticidade, entretelas e cuidados ao usar o ferro.

Olá! Tudo bem?

Para ter mais praticidade na hora do corte e da costura é preciso saber algumas dicas que podem facilitar e acelerar os processos. Eu listei algumas delas abaixo:

1.Molhar tecidos de fibras naturais

Tecidos de fibras naturais como o algodão e o linho tendem a encolher após a lavagem. Para não ocorrer nenhum encolhimento após a peça pronta procure molhar o tecido antes de realizar o corte. Caso o tecido esteja muito engomado, será preciso lavá-lo na máquina de lavar.
Antes do corte e após a lavagem, passe o tecido para deixá-lo liso e fazer com que a modelagem seja cortada o mais corretamente possível. Prefira passar o ferro no sentido do fio reto, paralelo ao comprimento do tecido, para evitar a distorção dos fios.

2.Ter várias bobinas

Esta é uma dica que deixa o momento da costura mais prático. Ao invés de trocar constantemente a linha da bobina, distribua as cores usadas em vários itens. Desse modo, a costura fica mais rápida e sem interrupções. Com essa ação, as linhas sempre serão utilizadas até o fim com a troca de peças e, consequentemente, de cores.

3.Entretela preta e branca

A palavra ‘entretela’ significa ‘entre telas’, ou seja, é uma interface que se coloca entre dois tecidos para estruturá-los. Existem entretelas de várias gramaturas e texturas, de tecido e de malha. Podem ser termocolantes ou não. Ter um estoque de entretela preta e outro de entretela branca também deixa o processo da preparação da costura mais ágil. A entretela branca combina com cores mais claras e a preta, com cores mais escuras. Analise se a cor da entretela utilizada não ficará visível na cor original da peça.

4.Entretela dupla face

Uma outra dica é ter sempre em mãos a entretela dupla face. É facilmente encontrada em um rolo fino e serve para fazer barras e acabamentos de última hora. Também é termocolante.

5.Ferro de passar roupa/ ferro de entretelar

Como a entretela termocolante possui cola em um dos lados – é possível identificar o lado colante pela textura e pelo brilho do mesmo – ao passar a peça de roupa para colá-la, a cola pode migrar para o ferro e, eventualmente, sujar uma próxima roupa. Por isso, essa dica consiste em ter dois ferros de passar, sendo um apenas para entretelar.

6.Papel de seda/lenço

Seguindo a linha da entretela, para evitar o contato do ferro com a cola coloca-se um papel de seda entre a peça que está sendo entretelada e o ferro de passar. Para mais segurança nesse momento tenha também um lenço ou um pedaço de tecido branco para evitar acidentes na hora de passar um tecido mais fino.

7.Sabonete como giz

Sabe aqueles sabonetes que estão finos e chegando ao final? São ótimos para serem utilizados como giz. Evite apenas sabonetes oleosos que podem engordurar o tecido.

Gostou? 

Se você tiver mais dicas para contribuir com esse post, deixe nos comentários!

Um grande abraço!

Lara Rogedo

  • Laila Mariana

    Lara seu site e canal do youtube são o melhor de todos, sou sua fã, vc é uma excelente professora, que Deus continue a te abençoar com esse dom.

    • Olá Laila! Tudo bem? Muito obrigada pelo carinho e por acompanhar o Algodão! Tudo de melhor para você! Um grande abraço!