Modelagem plana ou Moulage? Qual é a melhor técnica?

Esse post explica a diferença entre as técnicas de modelagem plana do vestuário e moulage. Assim, é possível conhecê-las melhor e definir qual será mais apropriada para cada tipo de modelo.

 

Olá! Tudo bem?

Recebo muitos e-mails que me perguntam sobre os meus cursos de modelagem e de moulage (esse último apenas presencial) e também tiro algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, resolvi fazer esse post e o vídeo, que vão explicar um pouco qual a diferença entre essas duas técnicas de modelagem.

A modelagem plana – ou bidimensional –  consiste em desenhar no papel o molde, com todas as medidas que foram tiradas na pessoa, pences, retas e curvas, cortar esse molde e depois costurá-lo no tecido. A geometria e a matemática são utilizadas para esse fim. Após a costura e finalização, os riscos vão moldar as curvas do corpo e criarão uma roupa que será visualizada em três dimensões. A modelagem plana tem vários métodos a serem escolhidos e seguidos e também há moldes que são comprados prontos  em revistas, que seguem uma modelagem padrão.

Já a Moulage é o processo inverso da modelagem plana. O manequim de moulage é utilizado e a roupa é construída em cima do dele, possibilitando a visualização imediata da peça de roupa em três dimensões.

 

Em inglês, o termo usado para identificar esse processo é chamado de “draping” ou drapeado, na tradução mais literal da palavra. A roupa é “drapeada” por cima do manequim.

Assim que aprovada, todas as marcações são feitas, como as linhas das circunferências (pescoço ou decote, busto , cintura, quadril) , a marcação dos detalhes do modelo, como pregas, pences e muito mais. Com isso, o tecido é retirado do manequim e planificado no papel com correções e adaptações, se necessário.

 


Qual é o melhor?
Um processo complementa o outro. Têm peças que a modelista (ou o modelista) prefere fazer pela moulage, como um vestido todo drapeado, por exemplo. Assim, ela (ou ele) já visualiza como deseja o modelo. Outras peças, que precisam de medidas precisas ou que são peças menos elaboradas, podem ser feitas na modelagem plana. É importante ter os dois repertórios, para definir qual será mais adequado no momento.É claro que a moulage precisa do manequim. Ás vezes, de vários manequins. Por essa questão, a modelagem plana é muito utilizada, pois é mais barata e mais prática.
Para conhecer sobre o meu curso online de modelagem, costura e interpretação de modelos de saias, clique na imagem abaixo!

 

Grande abraço!

Lara

Transcrição do vídeo:

Olá! tudo bem?

Bem-vindos a mais um vídeo!

Eu recebo muitos e-mails e perguntando o que é melhor aprender. Se é modelagem plana ou se é Moulage.

Para quem está começando,qual que é melhor? Existe um que seja melhor? Então eu vou explicar um pouquinho e mostrar algumas imagens sobre as duas técnicas. São duas técnicas de modelagem.

A modelagem plana é uma modelagem bidimensional. A gente tira as medidas na pessoa, ou usa algumas medidas padrão e aí a gente transfere isso para o papel.

A gente desenha as pences, desenha as curvas, as retas e faz as contas matemáticas, além de usar a geometria pra montar a modelagem plana.

Existem alguns métodos de modelagem, inclusive alguns são muito conhecidos,que fazemos com as medidas que tiramos na pessoa sob medida ou adaptando medidas.

Existem também moldes prontos,que também são modelagens planas. Sabe aquelas revistas que possuem os moldes no final?

Então, aquilo também é um molde bidimensional, um molde feito no papel.Mas, geralmente, o molde de revistas tem as medidas padronizadas.

Existem diversos métodos que nos ensinam a fazer roupas sob medida usando a modelagem plana.

A gente tira medidas de cintura, de quadril para a saia e para corpinho, tira de pescoço, busto, cintura…

…aí você tem várias opções e tem a possibilidade de ter independência de fazer inúmeros modelos.

Portanto, essa modelagem é feita no papel.

Moulage é um termo francês e em inglês é “draping”. “Draping”, no sentido mais literal da palavra significa drapear.

Você deve ter um manequim, um usado para moulage, que é um manequim proporcional ao corpo humano.

Um que já tem as medidas padrão. E aí, no manequim ocorre o processos inverso da modelagem plana.

Na modelagem, você faz no papel e transfere para o tecido. Quando você costura, a roupa vai tomando forma.

Na moulage, o processo é contrário. Você faz a roupa você vai drapeando o tecido para formar a roupa em cima do manequim e assim, a roupa vai tomando forma e depois, estando tudo ok, você planifica isso e aí manda para o corte ou você mesmo corta o molde no tecido original. Então, a moulage é o processo inverso.

Qual é o melhor?

Na realidade, não existe um melhor, eles são complementares. O ideal é saber os dois processos.

Existem roupas são mais fáceis de fazer na modelagem plana e outras são fáceis de fazer na moulage. Na moulage, eu tenho o manequim que já vem com medidas padronizadas.

Então, não tenho uma gama de variedade extremamente grande, porque os corpos variam. Então, têm peças que faço na modelagem. Na moulage, por exemplo, quero fazer um vestido todo drapeado e eu já quero definir o drapeado. Eu quero colocar o tecido no manequim, geralmente faço uma tela de algodão cru, e eu já vou montando os drapeados, vou mudando o que achar necessário.

A moulage me possibilitar enxergar a peça de roupa e ir definindo se aquilo está bom ou não.Então, depende.

Agora, a moulage exige que você tenha o manequim e é importante ter um bom manequim além de ter várias medidas: 38, 40, 42, 46, 50… o que for, padronizadas (proporcionais).

Isso, ás vezes, não é de fácil acesso.

Para a modelagem plana, você precisa do método, ter a fita métrica, os materiais de modelagem. Um complementa o outro.

Eu gosto muito da moulage e também gosto muito da modelagem plana, sou um pouco suspeita para falar qual eu prefiro…

Mas é isso, têm roupas que gosto de fazer na moulage e têm outras que gosto de fazer na modelagem.

Eu fiz os exemplos que eu estou mostrando no vídeo, que é uma saia.

Fiz a saia na modelagem e na moulage, para vocês verem as diferenças. Quem quiser saber mais sobre modelagem plana, mais sobre como começar nessa arte, conheça o meu curso on-line que é “Como modelar e confeccionar saias”.

O que é importante no curso, que eu frisei muito é a independência de poder olhar para uma saia e interpretá-la. Saber se tem pala, se tem prega e como faço isso.

Ah! Querer adicionar bolso. Visualizar uma pence diferente… saber que pence é.

Isso é importante, poder olhar para uma peça e, a partir do molde básico, saber fazê-la, saber interpretá-la.

Para mais informações, se você se interessar em conhecer, eu vou deixar o link na descrição com todas as informações.

Então, qual é sua história com a modelagem e com a costura? Qual método você usa?

Você já conhecia a Moulage?

Você prefere a modelagem plana ou a moulage? Conte tudo para mim nos comentários e não se esqueça de se inscrever no canal. Eu vou deixar o botão aqui no vídeo.

Um beijo! Até a próxima!

  • Daiani Moret Pereira

    Ai que querida que vc éeeeeeeeeeeeeeeeeee <3
    Que doce de pessoaaa. Bjo amada. Não muda não
    Por mais Laras no mundo <3

    • Olá Daiani! Tudo bem? Fico feliz que goste dos posts! Obrigada pelo carinho!

  • Adriana Sales

    Olá! Onde você comprou seu manequim? Foi em Beagá mesmo?