Como fazer nervuras na máquina reta doméstica

Como fazer nervuras na máquina reta doméstica

Nervuras são pequenas pregas em alto relevo, frisos, que podem ser feitas pela agulha dupla na máquina de costura doméstica.

Para fazê-las você vai precisar de:

  • agulha dupla (espaçamento desejado)
  • duas linhas retas
  • pé calcador próprio para nervuras ou pé calcador para costuras gerais

Para usar o pé calcador para costuras gerais faça as marcações no tecido com giz ou caneta para tecido.

O pé calcador para nervuras ajuda a alinhar o espaçamento entre as nervuras.

Para formar o alto relevo no espaço entre as duas agulhas, aumente a tensão da máquina entre 6 e 7 até 9. Teste em um retalho para analisar a tensão apropriada para o tipo de tecido que você está utilizando.

O comprimento do ponto também deve ser estudado em um pequeno pedaço de tecido, porém, geralmente, os frisos ficam melhores com um ponto pequeno, entre 2mm e 2,5mm.

Fiz um tutorial para explicar o processo desse detalhe que pode ser usado em itens do vestuário ou decorativos, adicionando charme e design à sua peça:

Pode-se fazer nervuras mais espaçadas, mais juntas, em camisas, em calças, blusas e elas também são utilizadas em detalhes de itens decorativos, como o jogo americano ou até em acessórios – bolsas, etc.

Caso você faça várias dessas pregas, teste no seu tecido se há alguma diminuição expressiva no tamanho do tecido final e acrescente essa diminuição ao molde.

Exemplo: Se o seu retalho de tecido estava com 10 cm e após fazer as nervuras desejadas ficou com 8 cm, há uma perda de 2 cm. Acrescente 2 cm ao molde para que você possa costurá-las sem perder tamanho na modelagem. Assim, você não corre o risco da sua peça ficar justa, por exemplo.

Espero que tenha gostado! Qualquer dúvida, deixe nos comentários!

Um abraço,

Lara