O que é a interpretação de modelo na modelagem?

Além de uma boa modelagem básica, o que abre possibilidades para a criação é a interpretação. O que é a interpretação de modelo na modelagem?

É a possibilidade de colocar, retirar e mudar itens a partir do molde básico. 

Por exemplo: Essa é a saia reta básica. Ela está na cintura certa, tem o cós reto, desce reta a partir da linha do quadril e possui pences para ajustar o tecido às circunferências do corpo.

A próxima saia já não é reta, mas sim evasê. Ela tem uma leve roda e tem uma pala com um desenho diagonal e uma ponta no meio. Essa saia não possui pences, pois as mesmas foram transferidas para o recorte da pala.

A saia acima partiu do molde da saia reta (o primeiro desenho), mas se transformou em outro modelo, ou seja, foi interpretada.

A próxima saia já possui cintura alta, pences e um babado embaixo. É outra interpretação que também teve a reta como base.

Drapeado e trespasse fazem parte do próximo desenho. O comprimento ficou acima do joelho, mas isso pode ser alterado de acordo com o gosto de cada um.

No meu curso online “Como modelar e confeccionar saias”, ensino várias interpretações de modelo, como as ilustradas acima.

A saia é a primeira peça para quem quer aprender modelagem plana do vestuário. Com o molde básico pronto, o aluno consegue interpretar modelos e transferir pences, criando inúmeras peças.

Por que eu acho que é o primeiro e mais importante molde?

A saia faz parte de uma blusa longa, de um vestido, de qualquer peça que parta da cintura em direção ao quadril. Então, para você avançar na modelagem, esse molde e suas interpretações devem estar bem assimiladas.

Abaixo mostro uma interpretação de modelo que fiz para mim. Comprei esse tecido e estava procurando por modelos de comprimento ‘midi’. Fiz uma saia reta, cintura no lugar, com fendas laterais, caprichei na modelagem, adicionei zíper invisível no fechamento e adorei o caimento! Com os elementos que o aluno aprende no curso, é possível juntar os itens que você mais gosta e fazer uma saia do seu jeito!

Quem quer fazer vestido, tem que aprender a fazer saia primeiro? SIM! Uma parte do molde do vestido é a saia.

Quem quer fazer blusa, tem que aprender a fazer saia? SIM! A blusa tem tantos detalhes – cava, decote, curva do busto – que se você não tiver essa base da modelagem, você não consegue dar esse passo tão facilmente.

Veja algumas das dezenas de saias feitas por alunas do curso. Elas compartilham as fotos pelo Grupo Fechado do Facebook, por e-mail ou por whats app.

Com as interpretações de modelo na saia bem assimiladas, fica muito mais fácil fazer interpretações em outros moldes. Saia pode ter pregas? Calça também. Saia pode ter nesga? Blusa também. Saia pode ter recorte? Vários outros modelos também.

Eu fiz uma palestra online – “Qual o segredo para modelar bem” –  que explico um pouco melhor sobre tudo o que eu falei acima e também falo sobre os erros comuns cometidos no aprendizado da modelagem. Assista clicando aqui!

Espero que goste!

Um abraço,

Lara

  • Gratia Maria

    Você é realmente um docinho! É só pensar e você realiza! Aliás, é uma fada madrinha docinho! Obrigada por explicar tudo tão bem, assim posso fazer o que quiser. Obrigada pela atenção e amorosidade que dedicas às costuras e costureiras. ❤😙😍🍭