O que é Moulage? (Curso presencial em Belo Horizonte)

Muitas pessoas me perguntam o que significa a palavra “Moulage”. Moulage é uma técnica de modelagem. Em francês “Moulage” e em inglês “Draping”. Draping em português significa drapear. Para nós, seria, realmente, uma técnica de modelagem tridimensional feita em cima do manequim.

Muitas pessoas acham que é só colocar o tecido na boneca e montar o modelo, mas na verdade, a Moulage compreende algumas técnicas, como esquadramento das circunferências, marcação do fio reto, marcação do modelo com viés… e muitas outras!

 

Qual a diferença da modelagem plana?

Na verdade, a Moulage é outro tipo de modelagem. É interessante aprender as duas maneiras, pois o que você marca no manequim, você tem que passar para o papel e planificar.

Quais são as vantagens dessa técnica?

 

Os dois modos de modelagem tem vantagens e desvantagens. Na Moulage é possível a visualização instantânea do resultado final da roupa. Se você tem um franzido na modelagem plana, você só irá saber se aquele franzido ficará do jeito que você quer na hora de fazer a tela ou peça piloto. Na Moulage, você já visualiza o modelo, adiciona ou retira franzido, por exemplo.

É claro que, para a Moulage, é preciso ter o manequim. A modelagem plana também te permite fazer um modelo sob medida mais preciso. Mas, na planificação do “Draping”, você confere as medidas, adiciona ou diminui, e também pode graduar para outros tamanhos.

 

O ideal é unir as técnicas para entender cada vez mais o corpo e criar. Eu amo a Moulage pois já enxergo se gosto da roupa ou não, se é possível adicionar algum detalhe, já visualizo a mistura de cores, crio e recrio o modelo ali mesmo.

Para quem é de BH, tenho uma notícia boa! Vou dar o curso de Moulage de abril a junho. Então, quem quiser mais informações, é só enviar o contato para contato@algodaocru.com.br ou chamar no whats app (31) 94905264.

 

Veja abaixo alguns modelos feitos pela turma do ano passado:

 

Manga Raglan
Gola
Vestido de um ombro só com saia drapeada