Os livros que eu uso como referência para a modelagem e moulage

Olá! Tudo bem?

No último post, eu escrevi e falei sobre os livros de costura que eu uso como inspiração e referência. No post de hoje vou falar sobre livros de modelagem e moulage que eu uso para estudar, experimentar e para me inspirar.

Além disso, no vídeo, falo um pouco sobre as técnicas de modelagem e te convido para assistir a minha palestra “Qual o segredo para modelar bem?”

Para assisti-la, clique aqui!

Livros citados:

Método que eu ensino nas minhas aulas presenciais – Corte Centesimal: http://www.cortecentesimal.com.br

Alfaiataria – Modelagem plana masculina . Autora: Stefania Rosa – SENAC

Existem poucos livros sobre alfaiataria em português e esse livro abrange as modelagens masculinas, como a calça, colete, gravata, dentre outras.

Patternmaking for fashion design . Autora: Helen Joseph-Armstrong

Eu amo esse livro! Não uso as modelagens básicas dele, mas as estudo e aplico algumas técnicas nas minhas modelagens. O que ele possui de mais valioso são as centenas de interpretações de modelos. É um livro bem completo.

 

Pattern Magic: A magia da modelagem. Autora: Tomoko Nakamichi

Uso esses livros em estudos e experimentações. São modelagens contemporâneas, mas para quem quer “sair da caixa” , fazer modelagens inusitadas, Pattern Magic é o livro ideal. Apesar de ter alguns modelos diferentes, ele abrange algumas técnicas que podem ser utilizadas em peças comerciais. O importante é aumentar o repertório e criar.

Já existem as versões em português.

Moulage – Arte e Técnica no design de moda. Autores: Annette Duburg / Rixt van der Tol

A moulage é uma técnica de modelagem feita em cima do manequim. Esse livro, encontrado em português, mostra como começar na moulage – preparação do manequim, medidas, modelagens iniciais – até interpretações de modelos.


Draping for apparel design. Autora: Helen Joseph-Armstrong

Da mesma autora de Patternmaking , o livro tem centenas de interpretações, mas dessa vez, na técnica da moulage.

 

Espero que tenha gostado!

Um grande abraço,

Lara Rogedo