O que são pregas? Como são feitas? Quais os tipos de prega?

O que são pregas? Quais os tipos de prega? Como são feitas?

Pregas são dobras no tecido muito usadas para diversos modelos. Uma linha – marcada no tecido com giz –  é colocada em cima de uma outra linha e assim por diante. Há tipos de dobras diferentes a seguir no post:

Prega simples ou faca: Dobre o tecido para uma mesma direção , de marcação em marcação, de valor pré-determinado. Em uma modelagem, é interessante fazer algumas pregas voltadas para um lado e outras para o outro. Atente-se para que o tamanho de cada uma seja igual ao da outra ( a não ser que você prefira um modelo assimétrico).

Prega macho: Duas pregas simples voltadas uma para a outra, cujas dobras se encontram no fundo do tecido. Marca-se o meio da prega e duas linhas de borda. As linhas de borda se encontram no meio.

Prega macho invertida ou prega fêmea: Duas pregas voltadas uma para a outra que se encontram no meio. O fundo fica do lado direito da peça. É o contrário da prega macho. Vire o tecido com a “macho” para o avesso e veja a “invertida”.

Esse último tipo de prega pode ter um fundo postiço de outro tecido em que cores, estampas e texturas diferentes podem ser exploradas. Assim, é possível criar modelos variados, com pregas diferentes, além de ter variação de tecido.

Plissado:  Pregas finas feitas em máquinas apropriadas, mas também podem ser feitas à mão, usando algumas técnicas.  Não podem ser passadas à ferro, ou perdem o efeito.

As pregas podem ser marcadas com uma costura ou pesponto, mas também podem ser presas apenas em cima e deixadas soltas a partir de então. É possível vincar bem a prega com o ferro – dependendo do tecido – mas também pode-se deixá-la natural com o caimento solto.

Espero que tenham gostado!

Um abraço

Lara