Quais são os materiais que você precisa para modelar?

Hoje eu vou fazer um post com dicas de materiais para modelar. Quais os materiais que são fundamentais para que você comece nessa área?

 

Existe uma variedade de materiais disponíveis no mercado, mas não é preciso muito para começar a treinar as modelagens.

 

 

Os materiais que eu acho mais importantes para começar na modelagem são:

 

Papel kraft: Eu uso o papel kraft, pois ele é maleável o suficiente para fazer as dobras das pences, das pregas e dos drapeados, mas não rasga com facilidade.

 

O papel que eu uso tem 80g e mede 66cm x 96cm. Existe uma variedade grande de tipos de papéis. Você pode escolher outras especificações também. Eu prefiro o papel já recortado desse tamanho, mas tudo depende da sua maneira de trabalhar.

 

Réguas : É importante de ter uma régua de 60cm. A régua graduada é opcional, porém, também facilita o processo.

 

Esquadro: O esquadro é usado mais frequentemente para se obter um ângulo de 90°. Pode-se tê-lo com o formato de um triângulo retângulo isósceles de 45º-45º-90º – que também permite a marcação do viés – e  com o formato de um triângulo retângulo escaleno de 30º-60º-90º.

 

 

A curva francesa é fundamental para riscar cavas, decotes e outras curvas dos corpo, como a ligação entre cintura e quadril, por exemplo, em uma saia. A que eu tenho, mando fazer em uma empresa que trabalha com acrílico, mas você pode encontrar em armarinhos e casas que vendem materiais para costura. Pode ser de madeira ou acrílico. Eu prefiro de acrílico, pois me permite enxergar melhor o molde na hora que estou riscando, mas esse detalhe fica a seu critério.

 

 

Além desses materiais, os materiais para riscar o molde são fundamentais, como lápis ou lapiseira, borracha e apontador.

 

 

Um papel carbono para copiar os moldes pode ser útil junto com a carretilha, que também é usada para marcação.

 

 

 Pesos: Muito úteis para fixar o molde no papel ou tecido.

 

 

A tesoura de papel não deve ser a mesma da tesoura de tecido. É importante ter as duas. Uma para cada tipo de material.

 

 

O Durex ou a cola, te permitirão emendar os moldes. Isso é muito comum na interpretação de modelo: quando a gente corta o molde básico e o transforma na peça que desejamos.

 

 

A fita métrica é um dos materiais mais importantes na modelagem. É ideal que você tire as medidas e faça o molde com a mesma fita, pois uma fita pode dar diferenças milimétricas para outra e para a régua, o que pode comprometer o resultado final do molde sob medida.

 

 

Então é isso, esses são os materiais para que você possa começar a modelar! Sem medo, risque e tente fazer suas próprias roupas!

Se você ama modelagem e quer evoluir nessa arte, assista a minha palestra “Qual o segredo para modelar bem?”. É só clicar AQUI! 

  • Sandra Regina Carreno

    Adoro tudo o que faz … agradeço por compartilhar seu conhecimento … obrigada … bjus e abraços