Como calcular a quantidade de tecido para uma peça de roupa

É sempre bom ter uma base para te ajudar a como calcular a quantidade do tecido. Espero que esse tutorial te ajude um pouco a não comprar menos tecido que o necessário e, também, a não gastar mais do que o suficiente! É claro que comprar um pouco a mais, como margem de segurança, é importante, mas é necessário fazer o mapa para não haver desperdício e/ou falta de tecido.

NOTA: Além do vídeo, tenho algumas observações importantes a fazer.

-Não deixe de calcular o tecido para os acabamentos. Compre um pouco a mais para segurança.

-Tecido de fibra natural encolhe ao molhar. Compre de 10 a 20cm a mais. No caso da malha, deixe-a descansar ao tirar do rolo. A trama também altera.

Ahh… Se por um acaso a peça que você estiver fazendo for com um tecido fino veja esse outro tutorial (que fez muito sucesso) que ensino como cortar tecidos finos.

Existem outras maneiras para estimar a metragem de tecido que você irá gastar para uma peça de roupa. Essa é a maneira que tenho feito e tem funcionando para mim. Você gostou desta maneira? Tem uma outra maneira eficaz para compartilhar comigo? Por favor deixe nos comentários.

 

 

  • Sergio Costa

    Ola boa noite, Gostaria de saber se há alguma planilha e ou apostila, com ensinamentos sobre como fazer a programaçao de corte, distribuindo pela grade. Estou com dificuldades de entender como é essa distribuição, e oque levar em conta na hora de fazer a divisão. Ex: Quero produzir 930 peças de camisa, como distribuir essa quantidade para os tamanhos PP-P-M-G-GG-XG-XXG? e se for 655 como dividir? em partes iguais? Se puder ajudar lhe agradeço.