Nova criação! Confecção de saia midi de malha canelada

Olá! Tudo bem?

Há duas semanas, vi uma linda malha canelada em uma loja de tecido na minha cidade. Não resisti e comprei 1 metro apenas, pois já estava pensando em fazer uma saia.

Eu queria uma saia moderna, midi, para que eu pudesse trabalhar e também sair à noite em um dia mais frio, já que estamos no outono e a temperatura está caindo. A malha tem fios da cor nude (um rosa seco) e da cor preta, fazendo uma bonita mescla.

Eu fiz a frente com uma costura no meio para fazer uma fenda e coloquei a parte das costas no tecido dobrado para ficar inteira.

Deixei uma vista para cima da linha de cintura, para dobrar para dentro e esconder o elástico no avesso.

Fechei as costuras laterais e do meio frente da saia com overloque e, no lugar da fenda, deixei uma vista de 3 cm de cada lado para fazer o acabamento interno, que eu pespontei de uma linha bege, que ficou praticamente invisível. Deixei o acabamento a fio mesmo.

Virei o valor do elástico para dentro, pespontei com uma linha bege do lado direito e com linha de overloque na bobina para dar mais firmeza à elasticidade da malha e do elástico. Aparei a vista com tesoura de picote logo abaixo da costura.

O ideal seria fazer com o zigue-zague ou com a agulha dupla, já que o cós é forçado na hora de passar pelo quadril, mas ele marcou muito a malha e eu queria um ponto mais discreto. Por isso, também passei costuras verticais, prendendo o elástico, nas laterais e nos meios, com a linha da bobina de fio de overloque. Como a malha é canelada, ficou praticamente invisível.

Alinhavei 2cm de barra e costurei da mesma forma, com linha de overloque na bobina. Na barra e na fenda, que são lugares que não são forçados, pode-se passar o ponto reto.

Coloquei botões decorativos no meio da frente acima da fenda.

O resultado final!

Eu adoro fazer minhas próprias roupas, pois isso me dá liberdade para criar. Posso usar essa saia em várias situações. Ao colocar uma camiseta e uma sapatilha ela fica mais despojada, mas também posso colocá-la com um salto alto e ir à um jantar. Achei o modelo bem versátil nesse ponto. O que você achou?

Para quem tem interesse em fazer suas próprias saias, tenho um curso que pode te interessar. O nome do curso é “Como modelar e confeccionar saias”. Veja mais informações clicando aqui.

2 Comentários

  1. Esther Gonçalves

    Lara, você ter molde disponibilizado de “saia A” curta com botões frontais? Obrigada

    Responder
    1. admin

      Oi Esther! Tudo bem? Infelizmente não tenho. Os meus alunos no curso online Como modelar e confeccionar saias aprendem a fazer saias sob medida e a interpretação de vários modelos. Caso se interesse, entre em algodaocru.com.br/cursosaias e saiba mais!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *