Nova criação! Confecção de saia midi de malha canelada

Olá! Tudo bem?

Há duas semanas, vi uma linda malha canelada em uma loja de tecido na minha cidade. Não resisti e comprei 1 metro apenas, pois já estava pensando em fazer uma saia.

Eu queria uma saia moderna, midi, para que eu pudesse trabalhar e também sair à noite em um dia mais frio, já que estamos no outono e a temperatura está caindo. A malha tem fios da cor nude (um rosa seco) e da cor preta, fazendo uma bonita mescla.

Eu fiz a frente com uma costura no meio para fazer uma fenda e coloquei a parte das costas no tecido dobrado para ficar inteira.

Deixei uma vista para cima da linha de cintura, para dobrar para dentro e esconder o elástico no avesso.

Fechei as costuras laterais e do meio frente da saia com overloque e, no lugar da fenda, deixei uma vista de 3 cm de cada lado para fazer o acabamento interno, que eu pespontei de uma linha bege, que ficou praticamente invisível. Deixei o acabamento a fio mesmo.

Virei o valor do elástico para dentro, pespontei com uma linha bege do lado direito e com linha de overloque na bobina para dar mais firmeza à elasticidade da malha e do elástico. Aparei a vista com tesoura de picote logo abaixo da costura.

O ideal seria fazer com o zigue-zague ou com a agulha dupla, já que o cós é forçado na hora de passar pelo quadril, mas ele marcou muito a malha e eu queria um ponto mais discreto. Por isso, também passei costuras verticais, prendendo o elástico, nas laterais e nos meios, com a linha da bobina de fio de overloque. Como a malha é canelada, ficou praticamente invisível.

Alinhavei 2cm de barra e costurei da mesma forma, com linha de overloque na bobina. Na barra e na fenda, que são lugares que não são forçados, pode-se passar o ponto reto.

Coloquei botões decorativos no meio da frente acima da fenda.

O resultado final!

Eu adoro fazer minhas próprias roupas, pois isso me dá liberdade para criar. Posso usar essa saia em várias situações. Ao colocar uma camiseta e uma sapatilha ela fica mais despojada, mas também posso colocá-la com um salto alto e ir à um jantar. Achei o modelo bem versátil nesse ponto. O que você achou?

Para quem tem interesse em fazer suas próprias saias, tenho um curso que pode te interessar. O nome do curso é “Como modelar e confeccionar saias”. Veja mais informações clicando aqui.