Bom dia! Hoje finalmente é sexta, mas o Algodão vai continuar com o desafio até segunda-feira!
Vocês puderam ver o modelo no post anterior. Ele é simétrico e, por ser assim, a moulage é feita em apenas um lado do manequim, mas, como essa peça não vai ser costurada e eu quero que vocês visualizem ela pronta, vou fazer os dois lados.
Antes de começar a cortar o tecido, eu marco o manequim todo. Marquei os cortes da saia frente e costas. Ela não tem costura lateral, e por causa disso, é preciso fazer uma pence na lateral, para que ela modele no corpo. Ela é reta e, midi. Fiz com 80 cm da cintura até a barra.
No corpinho, marquei os recortes, mas depois vi que marquei errado, apesar de ter desenhado certo. O recorte começa mais perto do pescoço do que eu tinha marcado anteriormente. A gola, apesar de eu ter desenhado mais alta no pescoço, percebi na foto que é chegada no pescoço, certinha, mas não é tão alta. Atrás ela faz uma curva um pouco mais elevada, pelo que pude ver no livro.
Vocês podem perceber marcações na saia. Na moulage é importante marcarmos o fio reto e, no caso da saia, a linha do quadril e alfinetarmos bem, para quando estivermos montando, o tecido não sair do lugar ou rodar e acabar sendo feita de uma maneira errada, que não caia bem. Quando a roupa é feita no viés, é a mesma coisa, mas, ao invés de marcarmos o fio reto, marcamos o viés.
Na frente, fiz o traspasse com 2,5cm. Um trespasse tem, geralmente, de 2 a 3cm mesmo.
A saia foi bem tranquila de ser feita. Achei interessante o modelo sem costura lateral e eu gosto mais de recortes do que pences. Acho que modela melhor.
E Vocês? Gostaram da saia?
Beijos!!!