Profissão modelista: qual é o melhor método de modelagem ?

Avalie nossa página

Profissão modelista: qual é o melhor método de modelagem?

Com o tempo e com a experiência, eu descobri que é muito interessante estudar métodos diferentes, ter diversas influências e fui me “moldando” nos últimos anos.

 

Eu vou contar um pouco sobre minha história com mais de 10 anos com a moda e a modelagem.

 

Eu sou formada em Design de Moda, em um curso de bacharelado e na faculdade comecei a estudar modelagem plana do vestuário. Eu me interessei muito, identifiquei que modelagem era um assunto muito complexo para o pouco tempo que tínhamos dessa matéria na faculdade.

 

Procurei um curso extraclasse com uma grande modista de BH e fui me apaixonando cada vez mais pela arte de criar e confeccionar roupas.

 

Tanto na faculdade e também com a minha professora extraclasse, aprendi o Método de Corte Centesimal, que é o Método que ensino presencialmente no meu ateliê.

 

Modelagem e 3D: Moulage

Outro método que eu estudei também foi a modelagem e 3D, que é a moulage.

 

A moulage é um método de modelagem feito em cima do manequim. Por eu ter estudado esses 2 métodos, descobri uma coisa importante: descobri que a profissão de modelista é como praticamente todas as outras profissões em pelo menos um aspecto (como jornalista, advogado, médico): não é possível simplesmente fazer o curso. É fundamental continuar estudando sempre e se atualizando também.

 

Vou dar alguns exemplos: se você trabalha em casa fazendo peças sob medida, pode ser que surja um determinado modelo com determinados detalhes que o método que você trabalha precisará ser incrementado com adaptações ou com um outro método, como a moulage, por exemplo.

 

Às vezes, você encontra uma forma com um método que você é mais eficiente. Não quer dizer que uma pessoa trabalha com determinado método, que ele é perfeito para você. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra e vice-versa. Afinal, nós somos pessoas com habilidades diferentes e está tudo certo com isso!

 

Tem gente que prefere trabalhar com contas matemáticas, outras preferem moldes prontos e ajustá-los. Eu sempre defendo que é importante saber fazer um molde do zero, mas se, de repente, você se adapta com métodos que têm soluções prontas e gabaritos, tudo bem!

 

O importante é você se adaptar e ser eficiente naquilo que você mais gosta e mais se identifica.

 

Não se compare com outras pessoas. Outro exemplo: Se você é modelista, e trabalha em fábricas ou presta serviços para confecções, pode ser que a sua atualização não tenha apenas a ver com o método, mas sim, com a forma de execução, que pode ser que tenha que ser feita em um programa de computador, por exemplo.

 

Agora, vou falar um pouco mais sobre mim: como eu contei, quando eu comecei a estudar modelagem, eu me preocupei e me preocupo até hoje em me atualizar. Sempre que tenho a oportunidade, adquiro livros e cursos.

 

Eu já tive algumas oportunidades de trabalho extras que demandariam uma modelagem por programa de computador. Não era meu foco na época e também não poderia pegar, pois não tenho conhecimento suficiente nesses programas, mas pode virar meu foco um dia e, hoje já me preocupo com isso para futuros projetos. Então, é importante a modelista ter essa preocupação de estudar e sempre estar atualizada.

 

Vou dar o recado final agora, que é o mais importante de tudo que eu vou falar nesse vídeo: quando você for estudar um método não apenas compre um livro ou faça um curso, aprender modelagem tem duas etapas: estudar e praticar. Você começou a estudar, aprendeu algo, vá para a prática: faça a peça e se errar, ajuste! Aí sim, você está aprendendo. Não é só assistir a um vídeo ou ler um livro. Se você só está fazendo isso, está com o conhecimento incompleto.

 

Agora, falando em conhecimento completo, vou dar uma recomendação para quem quer começar a estudar um método de modelagem que é completo. É o mesmo método que eu comecei, que é o Método de Corte Centesimal.

 

Aí, você me pergunta…Como funciona esse método? O Método de Corte Centesimal tem um livro e um jogo de escalas exclusivo. O seu diferencial é não usar contas matemáticas, mas as escalas fazem com que tudo saia na proporção das medidas que você tirou em você ou em outra pessoa.

 

Se você tem interesse em estudar esse método, pode estudar sozinho, mas eu recomendo fortemente que procure no site do Corte Centesimal se há uma professora credenciada na sua cidade.

 

Nem todo mundo consegue aprender o método sozinho, eu tive professoras do método e, no processo de aprendizagem de qualquer método, é muito importante a conexão, a troca entre professor e aluno. Quem já fez um curso de modelagem e teve o suporte da professora e do professor para ajudar, sabe do que estou falando.

 

melhor método de modelagem

 

“Ahh Lara, mas na minha cidade não tem professora ou não tenho tempo no horário comercial, ou quero estudar da minha própria casa”. Não tem problema nenhum! Eu desenvolvi em parceria com o Método de Corte Centesimal o curso online “Introdução ao  Método de Corte Centesimal”.

 

No curso, ensino o uso e a compreensão das escalas, além dos principais moldes básicos. Eu dou suporte através da área do aluno e tiro todas as dúvidas. Quem tiver interesse em saber mais sobre o curso online pode chamar nesse whats app 31 9 9490 52464 ou entrar no link www.algodaocru.com.br/cursocentesimal

 

Então, lembre-se: o melhor método é aquele que você melhor se adapta e não se esqueça de sempre estudar e se atualizar.
Vídeo:

Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *