Acabamentos para a margem de costura: finalizações além do overloque

Há outras opções de acabamento para a margem de costura, além do overloque. Nesse post, dou 4 dicas para você fazer as suas peças com finalizações profissionais.

Ilustrações: Lara Rogedo

Bainha na barra

Uma das opções de acabamento para a margem de costura é fazer uma barra fina em cada lado da margem.
Deixe uma margem de costura maior, com 1,5 a 2cm. Dobre 0,5 cm e costure rente à dobra. Apare a margem quase rente à costura.

 

Zigue-zague

O ponto de zigue-zague é um acabamento muito comum na margem de costura e uma alternativa ao overloque. É possível passá-lo com as margem abertas, antes mesmo de fazer a costura principal ou, também, fechando as duas margens.

Faça um teste com o ponto de zigue-zague para que ele fique do tamanho e largura desejados. Não passe muito rente à borda para o tecido não enrolar.

 

Picote

Adquirir uma tesoura de picotar pode ser muito útil para os acabamentos. O picote é muito utilizado em tecidos finos em que outro acabamento pode ficar grosseiro. Caso o tecido desfie, passe uma costura reta, apenas na margem, para evitar que ele esgarce.

 

Viés

O viés também pode ser o acabamento de margens de costura. Ele deixa a roupa limpa e bem acabada, principalmente quando o tecido é encorpado ou a modelagem é ampla. Analise se o acabamento não ficará muito grosso e se o viés não marcará a peça.

O modo de colocação é o mesmo do viés aparente 1 que está no post: “Como cortar, emendar e costurar viés em uma peça de roupa” (CLIQUE AQUI PARA LER) . É mais fácil adicionar o viés à peça antes de costurar uma parte da roupa na outra.

Essas foram algumas dicas e opções para a parte interna das roupas.

Espero que tenha gostado!

Grande abraço,

Lara