Como costurar zíper invisível e zíper comum

Um item essencial para o fechamento de peças é o zíper. Nesse post, vou dar dicas de como costurar zíper invisível e zíper comum.

 

Zíper invisível

 

Para aplicar o zíper invisível, coloque-o primeiro como deve ficar depois de pronto, para que ele não torça: vire a margem de costura para dentro e alinhe o zíper, deixando o trilho para fora. Alfinete pelo lado direito.

 

Com os dois lados alinhados, vire a margem de costura e a alfinete no tecido do zíper. Assim, o alfinete não ficará aparente na peça, apenas na margem de costura, pelo lado de dentro.

Alinhave o zíper e faça duas costuras, prendendo-o: uma no final da margem do zíper e a outra rente ao trilho.

 

Para fazer a costura rente ao trilho,  pode-se usar o pé calcador de zíper invisível ou o de zíper normal, como preferir.

 

Costure até onde for possível. Lembre-se de trocar a posição do pé calcador, ou do zíper, para fazer a costura do trilho do outro lado.

 

Vire a peça ao avesso e veja que o final da costura da roupa não encontra o início da costura do zíper.

 

 

Com o pé calcador de zíper comum una essas duas costuras.

 

Nesse tutorial é possível aprender ainda mais sobre a colocação de zíper invisível:

 

Zíper comum

 

Para colocar o zíper com duas abas sobrepostas a ele, deixe uma margem de costura de 1,5 ou 2cm.

 

Costure na margem o suficiente para fechar a peça e deixe o valor do comprimento do zíper aberto, porém alinhave essa parte como se fosse a continuação da costura.

 

Alinhe o trilho do zíper comum na margem de costura aberta no ferro e alinhave ao redor do zíper, pespontando o tecido. Faça um retângulo com a costura.

 

Lembre-se de costurar logo abaixo do metal no final do zíper. Se a agulha bater no metal, ela pode quebrar.

 

Além dessa maneira de colocar zíper comum em uma peça, no link a seguir, há um tutorial com outra maneira de fazer esse fechamento: