Como usar a curva francesa na modelagem

Avalie nossa página

Como usar a curva francesa na modelagem plana do vestuário

A curva francesa é uma régua muito utilizada na hora da modelagem.

Uma dúvida muito comum que respondo nas aulas e para os meus alunos dos cursos online é sobre o uso da curva francesa na hora de modelar uma peça, seja ela a base de blusa, calça, manga ou outra. É preciso fazer o traço acertando a curva à anatomia do corpo.

A curva francesa auxilia o traço da cava, decote, gancho, cabeça da manga e todas as outras marcações curvas que o molde e a interpretação de modelo possam ter. Por exemplo: o recorte princesa que sai da cava e passa pelo ponto alto do busto também precisa da curva para ser bem desenhado.

 A curva tem que se encaixar com o movimento do corpo.  Veja na imagem abaixo como ela se adapta às curvas do molde nos exemplos da base de blusa frente, cava frente ( para a cava costas espelhe a curva), cabeça da manga e cava, gancho frente (para o gancho costas espelhe a curva).

 

As curvas do molde têm que se adaptar às curvas do corpo e nós temos que ter uma harmonia no encaixe dessas curvas na hora do traçado. É preciso pensar como a curva se adapta às formas do corpo e desse maneira conseguimos utilizá-la no molde.

Por isso, fiz um vídeo sobre como você pode utilizar esse tem fundamental na modelagem plana do vestuário. Mostro no manequim as movimentações da curva e também tenho um outro post em que falo sobre os materiais que são necessários na modelagem. CLIQUE AQUI para ler.

 

 

Espero que goste e que possa usar a curva de maneira correta, pois harmonia e proporção são essenciais para a modelagem e essa régua é um dos itens básicos para começar a modelar com profissionalismo e qualidade nos traços.

Muito obrigada e espero que o vídeo te ajude a modelar com mais precisão.

Lara Rogedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *