Método de Corte Centesimal

Método de Corte Centesimal
5 (100%) 1 vote

Método de Corte Centesimal faz parte da história do corte e costura e da moda no Brasil.

Modelagem sem contas matemáticas e com pouquíssimos ajustes (Método Comprovado)

Nos próximos minutos você vai entender como a junção das habilidades de uma mulher ativa e inteligente – Carmen, e o raciocínio matemático do seu marido – Antônio 💑 foram cruciais para criar um sistema de modelagem que facilitou a vida de mulheres e homens em todo Brasil e mundo afora.

Na vida pacata e rotineira do município de Andrelândia, no sul de Minas Gerais nascia, em 1934, o Método de Corte Centesimal.

Carmen de Andrade Mello e Silva seguia o destino das mães das famílias tradicionais da época: acompanhava o marido nas mudanças determinadas pelo trabalho. Como dona de casa, era muito dedicada e cuidava de tudo com muito esmero. Passou a costurar roupas que seriam utilizadas pelas suas quatro crianças para as atividades da escola,  visitas aos amigos, brincadeiras na rua e também para ir às missas. A competência na confecção de roupas traçou seu destino e as amigas sempre pediam os moldes para copiá-los. A vontade de ajudar levou Carmen a encontrar uma maneira prática de indicar como fazer o traçado de um determinado molde para as crianças e também para adultos, de modo a atender os diversos pedidos.

Carmen de Andrade Mello Silva e o marido, o engenheiro Antônio de Mello Silva.

Inicialmente passou a lhes fornecer moldes em desenhos como miniaturas com indicações em centímetros, através de tabelas. A consulta às tabelas certamente não parecia ser a melhor solução para as amigas. O raciocínio matemático do marido engenheiro propiciou soluções. Para generalizar as indicações das medidas tomadas em volta do corpo ele dividiu as medidas de perímetro por 100, com representações em escalas 📏.

Surgiram, então, as Escalas do Corte Centesimal como representações de medidas do corpo…. Razão do nome: O Método de Corte Centesimal intitula-se “Centesimal” porque as medidas de contorno do corpo foram divididas em 100 partes iguais. Estas divisões estão contidas em “reguinhas” 📏 (escalas). Cada escala tem 50 divisões (unidades), pois o molde é executado pela metade – metade frente e metade costas… o outro lado é igual 😉

Infelizmente chegar na modelagem sob medida perfeita 👚 não é fácil…

A culpa não é sua se ao fazer uma peça piloto seja necessário 3, 4 ou 5 ajustes. Às vezes se perde muito tempo ⏰, dinheiro 💸 e tecido pois a forma como você faz as modelagens traz mais inseguranças e frustrações do que um bom resultado final.

E quando se trabalha com “roupas sob medida” e suas técnicas se limitam à dependência de moldes prontos é preciso ficar torcendo para que a cliente escolha uma peça que você consiga encontrar o molde pronto adequado, o que deixa seu trabalho limitado, com pouco repertório e com moldes que nem sempre se adaptam a todas as características dos corpos.

O Método de Corte Centesimal, desde 1934, tem 3 características que se destacam:

  • Simplicidade: O método se caracteriza por uma extrema simplicidade, dele sendo abolidos todas as operações e cálculos matemáticos. Basta que as pessoas aprendam a “ler os desenhos” e se familiarizarem com as convenções adotadas.
  • Precisão: Há relativa proporcionalidade entre as diversas partes que constituem o molde de uma peça, sem cálculos, ou mesmo prática. As escalas automaticamente conduzem a esse objetivo e disso resulta absoluta precisão e poucos ajustes na peça final.
  • Adaptabilidade: Algumas práticas e observações diretas bastam para a adaptações dos traçados básicos , afim de atender as tendências da moda.

O Método é único, descomplicado e preciso na criação de moldes personalizados, usando escalas que dão as proporções perfeitas aos moldes. É perfeito para costura individual e para ateliês. 💃

E o Corte Centesimal foi destaque em várias matérias de jornais…

1995_Estado de Minas_12 de Novembro de 1995_Caderno Feminino
2001_Gazeta Mercantil_15_de maio de 2001_Empresa reforça a formação de costureiras

Mar. de 2014 – EM Caderno Feminino

 

A modelagem desempenha papel vital para o sucesso de produção de roupas…

…seja na costura individual (sob medida) ou nas confecções. Enquanto o estilista traduz sua ação em criatividade, sem limites para realizar sonhos de quem consome, a modelista atua como representante da racionalidade. Um não vive sem o outro. A modelista dá formas para peças imaginadas, das mais simples às mais inusitadas. A modelagem combina criatividade e forma.

Em algumas cidades do país há instrutoras credenciadas que dão aulas e ensinam modelagem a partir do Método de Corte Centesimal. As alunas podem adquirir o Kit, composto pelo livro e escalas e seguem a dinâmica da professora local aprendendo as modelagens durante as aulas.

Livro: Método de Corte Centesimal e as Escalas

Saiba mais sobre o livro e as escalas nesse link

Você deve estar se perguntando: É possível aprender o método a partir do livro sem fazer aulas ou cursos? 🤔

Sim, é possível. Desde de que a pessoa já tenha noção de corte e costura e tenha o costume de estudar sozinha. Mas com as explicações de uma professora e o suporte para tirar dúvidas que surgirem ao longo do processo (o que é bem comum), é bem mais fácil e recomendado ter o suporte de um curso.

Após anos sonhando com um maior alcance do ensino do método e muitos pedidos para que houvesse um curso online, foi fechada uma parceria com a instrutora Lara Rogedo, que desde 2015 ensina o método em seu atelier em Belo Horizonte para pessoas que trabalham profissionalmente com roupa sob medida e também alunas que modelam e costuram por hobby. 😍

Então assim surgiu o curso online: Introdução ao Método de Corte Centesimal… 🙏

Imagem da Área do aluno ao acessar o curso

O intuito do curso online “Introdução ao Método de Corte Centesimal” é ensinar o aluno a usar o Método e compreender o uso das escalas, além de mostrar passo a passo de como riscar os moldes básicos mais importantes: SAIA, CORPINHO, MANGA, CALÇA, algumas variações e adaptações. Tudo isso com o suporte direto por 2 anos da professora Lara, para ajudar os alunos com as dúvidas que surgirem ao longo do processo.

Outra pergunta que deve está passando na sua cabeça: 🤔

Será que com esse Método vou conseguir fazer modelagem com poucos ajustes?

Sim, Por trabalhar de forma diferente, com as proporções do corpo humano, uma vez que você tirar as medidas corretamente, você verá como os moldes dão pouquíssimos ajustes. 😀

Uma das alunas do curso online Introdução ao Método de Corte Centesimal, é a Clau Ferreira. Ela tem um atelier de moda festa na cidade de Atibaia, em São Paulo.

Foto enviada pela Clau em seu atelier.

Em uma entrevista ao blog do Centesimal (leia a matéria na íntegra) ela conta que sempre foi uma costureira insegura. As roupas que ela confeccionava dava muitos ajustes, isso a deixava frustrada mas ela nunca desistiu. Depois que ela iniciou o curso as clientes dobraram, pois ela modela com mais rapidez pelo Centesimal, assim consegue produzir mais e atrair mais clientes.

Ela afirmou na entrevista que se tivesse conhecido o Método antes, estaria mais a frente do que está, pois em dois meses chegou a produzir mais vestidos que um ano inteiro. Até seu marido notou e comentou isso com ela.

Vestidos feitos pela Clau, com a modelagem do Método de Corte Centesimal.

É bom deixar bem claro para quem não serve o Método de Corte Centesimal e o Curso Online: 🚫

  • Realmente esse Método e o Curso não é pra todo mundo. Algumas pessoas preferem os moldes prontos e não há nenhum problema com isso, mas o curso é pra quem não quer depender dos moldes prontos.
  • O sucesso requer esforço, com prioridade para a prática. Não basta somente ver as aulas. É preciso praticar o conteúdo ensinado.

O curso online é uma excelente opção para quem não tem instrutora em sua cidade, ou quer simplesmente estudar da sua casa seja por comodidade, por não ter deslocamento, ter filhos pequenos ou qualquer outro motivo pessoal.

As aulas do curso são gravadas, o aluno pode fazer no seu ritmo, de acordo com suas prioridades. Além disso um curso a distância pode proporcionar um custo mais baixo por não ter deslocamento, espaço físico e outros.

No primeiro módulo você vai conhecer um pouco sobre o método, ver a lista de materiais que vamos usar ao longo do curso. Aprender como usar e preparar as escalas e a tirar as medidas da forma correta. Também vai aprender sobre a estrutura do tecido plano e a preparação do molde. Já no módulo 2 o assunto é: Saias. você verá sobre a saia alfaiate, lápis, evasê e godê com riqueza de detalhes. No módulo 3 vamos falar de corpinho com e sem pinça, transferências de pences e adaptações no molde. São 3 horas e 23 minutos somente nesse módulo. No módulo seguinte, é a vez de “mangas”. Vamos aprender a modelagem e adaptações da manga básica, modelagem de manga com recorte e também manga justa. No quinto e último módulo vamos falar sobre calça e macacão. Veremos como traçar a calça esporte feminina e infantil, calça pijama, o macacão básico e modelagem da calça básica masculina.

Quero fazer o curso online do Método de Corte Centesimal >>

 

Sem dúvidas o grande diferencial o curso online é o acesso à professora Lara por 2 anos para enviar suas dúvidas, modelagens e peças prontas para a avaliação dela. Esse acesso à professora se dá por e-mail ou pela área de comentários na plataforma do curso. A Lara tem o compromisso de responder sua dúvida em até 48 horas.

A grande transformação do curso online Introdução ao Método de Corte Centesimal é você adquirir autonomia na modelagem sob medida e ganhar asas para fazer suas peças com caimento impecável!

Todos alunos são respondidos na plataforma do curso

Desenvolver peças "exclusivas", partindo de uma ideia que você viu na TV ou na revista, para você, para sua família ou para clientes. Ver o caimento da roupa que valoriza o corpo de quem usa e o look final, não tem preço e enche de orgulho 😍 quem confeccionou a peça e quem está vestindo.

Um outro aluno do nosso curso online é o Marcelo Barros, de Três Corações, Minas Gerais.

Formado em direto ele trocou a profissão de advogado para se tornar estilista e tem seu próprio atelier especializado em vestidos de festas. 👗

Marcelo está sempre estudando, aprendendo, respirando e inspirando moda. Logo que o curso online foi lançado ele se inscreveu e já tem planos para se tornar instrutor do método em sua cidade.

Depois que se formou na faculdade, embora adorasse o direto, não estava feliz. Então resolveu montar seu atelier e nunca ficou sem trabalho. 🙏

 

O que mais chamou a atenção do Marcelo (leia a entrevista na íntegra) quando passou a trabalhar com o Centesimal foi, segundo ele, flexibilidade de adaptação aos vários tipos de corpo, mantendo as proporções com precisão. Além de facilitar muito o seu trabalho, pois na maioria das vez ele faz somente uma prova e facilitou a vida das clientes também, pois muitas clientes vem de cidades vizinhas e não podem provar a qualquer momento.

"Conhecer a modelagem foi um divisor de águas no meu trabalho, no sentido de que toda vez que uma cliente me procurava, meu primeiro pensamento era: "tomara que ela escolha algum modelo que eu tenha o molde". Hoje, após o curso online de “Introdução ao Método de Corte Centesimal”, essa preocupação não existe mais. Fiquei muito mais seguro como profissional pois, como já disse anteriormente, faço um molde exclusivo para cada cliente"

Vestidos de festa criados por Marcelo, com a modelagem do Método de Corte Centesimal.

A eficiência do Método é comprovada por quem trabalha em atelies profissionais à pessoas que fazem por hobby.

Ao longo de todos esses anos, o livro está na 51° edição com cerca de 500.000 de exemplares vendidos. Isso diz muito sobre a aceitação e sucesso do método que já resiste a mais de 80 anos.

Agora, pare para pensar sobre 3 perguntas: ⏬

  1. Quanto valeria para você confeccionar suas próprias roupas? 🤔.
  2. Quanto valeria para você viver de um trabalho que te realiza e veste os sonhos de suas clientes?🤔
  3. Quanto valeria para você aprender o Método de Corte Centesimal e utilizá-lo em várias peças que você irá modelar?🤔

Talvez fazer um curso presencial 2x na semana, em Belo Horizonte, no Atelier da prof. Lara Rogedo pagando R$ 385,00 por mês mais as despesas de deslocamento, seja um valor puxado.

Mas através da internet você pode aprender o Método de Corte Centesimal, do conforto da sua casa pagando bem menos que R$ 385,00 por mês.

Talvez, você ainda esteja na dúvida se vale a pena. Quero que você pense qual a diferença fará na sua vida se você aprender a fazer moldes sob medida, sem contas matemáticas e com poucos ajustes.

Além de todo o conteúdo que você irá aprender com o curso online  "Introdução ao Método de Corte Centesimal", temos uma aula bônus para você e 4 PDFs do "Informe da moda", que são interpretações de modelo desenvolvidas para os alunos do curso.

A professora Lara Rogedo e a Empresa do Método de Corte Centesimal desenvolveram as interpretações de modelo que estarão disponíveis para download em PDF, com desenhos e passo a passo. A partir dos moldes básicos ensinados no curso, o aluno poderá colocar em prática outras adaptações de saia, blusa, manga e calça. O "Informe da Moda" especial traz sugestões de tecidos, detalhes da roupa e detalhamento do modelo.

Para te dar segurança de se inscrever no curso, temos uma 🏆 garantia incondicional de 21 dias. Como funciona?

Se você adquirir o curso e por qualquer motivo e não se identificar com o conteúdo ensinado, você pode solicitar o cancelamento da sua matrícula e o reembolso do valor investido no curso.

Basta você enviar um e-mail e em até 48 horas faremos a confirmação do cancelamento da sua matrícula sem nenhum questionamento à você.

Bom, essa garantia foi a forma encontrada de você não ter nenhum risco com o curso. Já que se você não gostar, você pode pedir o cancelamento e o reembolso do valor investido.

Agora você tem 2 caminhos:

  1. continuar apenas a desejar 😔 fazer moldes com um caimento invejável sob medida, sem contas matemáticas complicadas, ou...
  2. tomar uma atitude e iniciar ainda hoje o curso Introdução ao Método de Corte Centesimal.

Qual é o valor de investimento no curso hoje?

Para iniciar o curso ainda hoje, o valor da matrícula é: 12 parcelas de R$ 48,42 no cartão de crédito.

Há outras opções de parcelamento no cartão ou pagamento à vista no boleto, você pode clicar no link e conferir:

Quero fazer o curso do Método de Corte Centesimal

 

Se você tem o sonho de fazer peças sob medida, não adie mais uma vez. Quanto antes você começar a estudar, em menos tempo você vai dominar a arte da modelagem.

Se você tiver qualquer dúvida, envie uma mensagem pelo whatsapp para nossa equipe: 31 9 9490.5264 ou por e-mail: [email protected]

 

"O sucesso requer esforço, com prioridade para a prática. Exercitar é a prioridade para quem quer ser um (a) bom (boa) modelista. Ao possibilitar acesso aos conhecimentos, os moldes traçados pelo Método de Corte Centesimal resultam em modelagens que fazem do (a) modelista um (a) profissional valorizado (a)."

 

Você está a 3 passos de iniciar o curso Introdução ao Método de Corte Centesimal:

#1 Clicar no botão abaixo

#2 Preencher informações de pagamento em nossa plataforma 100% segura e sigilosa.

#3 Receber nosso e-mail imediato com seus dados de acesso.

Quero fazer o curso do Método de Corte Centesimal >>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *