Manga morcego

Manga morcego
4 (80%) 6 votes

Manga morcego

Olá,

seja bem-vinda (o) a mais um post sobre modelagem ou, melhor dizendo, interpretação de modelo. Vamos falar sobre a manga morcego que é modelada junto com a blusa, ou seja, inicialmente não há o corte da cava (que pode existir em outra interpretação que abordarei mais abaixo).

Ao levantar o braço, ela se parece com uma asa e, por isso, tem esse nome. Também pode ser mais justa ao braço ou mais ampla. Você define a largura da barra desejada ao traçá-la. Isso é importante para riscar a curva lateral, que pode ser antes da cintura, na cintura ou mais para baixo.

Primeiro, comece da base de blusa sem pence ou transfira a pence de busto na frente, pois com essa manga, não é possível costurá-la.

Na base costas, no final do ombro, suba 1 cm e trace do decote ao comprimento final. O comprimento pode ser longo ou no meio do braço, você que escolhe.

No final do prolongamento, esquadre a linha e coloque o valor da barra costas. A barra costas deve ser um pouco maior do que a frente e a soma das duas deve dar a barra total.

Vamos supor que desejo a circunferência da barra de 30 cm.

Vou dividir esse valor por 2 e somar 0,5 cm para as costas: 30/2 = 15 + 0,5 cm = 15,5 cm.

Assim, faça a curvatura lateral.

Agora, vamos traçar a frente, começando pelo mesmo processo que fizemos anteriormente.

Na frente, a barra é um pouco menor do que a das costas.

Usarei o mesmo exemplo de barra para mostrar a continha: vou dividir 30 cm por 2 e diminuir 0,5 cm para a frente: 30/2 = 15 – 0,5 cm = 14,5 cm.

Você pode escolher o valor de barra que quiser, ok?

Agora, há um detalhe importante: as laterais frente e costas costuram juntas desde a “ponta” da barra da manga até a barra da blusa, portanto, a curvatura desenhada deve estar semelhante. Para isso, corte o molde costas e o coloque em cima do molde frente para desenhar essa parte.

 

Pronto! Curva desenhada.

Nas conferências, é fundamental analisar se as laterais e ombros (as partes que costuram juntas) estão com o mesmo tamanho e se a barra está do valor que você quis.

No meu caso, barra frente 14,5 cm e barra costas 15,5 cm. 14,5 + 15,5 = 30 cm.

Se desejar fazer uma cava e não ter costura no ombro da manga morcego, a opção é a seguinte:
desenhe a cava frente e costas e recorte a manga, separando a mesma do corpinho. Aí, junte a manga morcego frente com a das costas pelo ombro.

Espero que tenha gostado dessa modelagem que é muito bonita e confortável pela sua amplitude.

Não deixe me seguir no instagram @LaraRogedo para mais dicas de costura e modelagem.

Um abraço,

Lara

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *