O que é o viés, afinal?

Avalie nossa página

O que é o viés, afinal?

Muitas pessoas acham que o viés é apenas uma tira de tecido, mas na verdade ele é uma tira de cortada em determinado sentido do tecido. Cortá-lo de forma errada pode prejudicar o acabamento das roupas.

O tecido é composto pelo entrelaçamento de fios longitudinais e transversais. Para saber mais sobre o tecido e como começar a costurar, CLIQUE AQUI!

 

Fio Reto: O Fio Reto, Urdume ou Urdidura, é um dos fios que compõem o entrelace do tecido. Ele é tensionado e colocado no sentido do comprimento do tear, que é a máquina que tece. O fio reto fica paralelo à ourela do tecido.

 

Trama: O Fio Atravessado, ou Trama, é passado perpendicular ao Fio Reto.

 

Viés: O viés não é um fio, mas sim um sentido que fica a 45 graus entre o Fio Reto e o Fio Atravessado. Tem característica mais elástica e possui caimento fluido.

 

Existem algumas maneiras de colocar o viés e como deixá-lo mais estruturado. Ele pode ser usado em tecidos finos e grossos. Pode ser do mesmo tecido  da roupa ou comprado pronto, em um rolo.

 

Os tecidos mais comuns dos rolos prontos são o algodão e o cetim de poliéster. Existem diferentes larguras, sendo as mais comuns 24mm e 50mm.

 

Para um melhor acabamento, recomendo cortar um viés do próprio tecido da roupa que você estiver fazendo. No vídeo abaixo, expliquei mais sobre esse sentido e sobre como cortá-lo:

Espero que goste!

 

Um abraço,

 

Lara Rogedo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *