Acabamento em overloque: utilização, linhas e variações

O overloque é uma máquina própria para chulear o tecido, isto é, fazer o acabamento e evitar que as bordas desfiem.

O ponto pode variar de acordo com as especificações da máquina e pode ser feito com :

-1 linha reta, 2 fios de overloque e uma agulha: é o ponto mais comum para malhas e tecidos planos (3 linhas).

– 2 linhas retas, 2 fios de overloque e duas agulhas: malhas grossas e tecidos elásticos que necessitem de reforço na costura (4 linhas).

Ilustração: Lara Rogedo

Linha reta – menor (foto abaixo) – Linha de poliéster que pode ser usada na máquina reta e na máquina de overloque nos locais indicados pelo manual de uso.

Fio de overloque – maior (foto abaixo) – O fio de overloque provém mais elasticidade à costura. Por isso que a malha é fechada apenas com o overloque, pois pode esticar e voltar sem “quebrar” o ponto. Por possuir 3 ou 4 linhas, há mais segurança na costura.

Pode-se fazer o overloque com as margens abertas antes de começar a costurar na máquina reta. Feita a costura, deve-se manter as margens abertas e passá-las ao ferro.

Para uma maneira mais industrial e mais rápida é possível fazer o overloque fechando as margens após a costura na máquina reta.

Para passar as linhas na máquina overloque, consulte o manual de instruções específico da sua máquina.

Eu fiz um tutorial no YouTube que explico como passar linha na minha máquina de overloque, que é da Singer:

Espero que tenha gostado!

Um abraço!

Lara

  • Marta Cavalcante

    Gostei muitíssimo! Com a máquina de costura já tenho certa familiaridade, mas a overloque (a minha é do mesmo modelo da sua) ainda tem de ser desvendada (rsrs) e o tutorial ajudou muito. Ainda tenho dificuldade de trabalhar com o fio, pois o que tenho desfia muito. Talvez seja a qualidade, vou tentar comprar de outra marca. Trabalho com 3 linhas nos tecidos planos e tem funcionado. Depois do tutorial vou tentar novamente trabalhar com os dois fios e com a linha. Bjs gratos!