Curso de costura online. Vale a pena?  

Curso de costura online. Vale a pena?  
5 (100%) 1 vote

Não é segredo para ninguém que a tecnologia está quebrando algumas barreiras e encurtando as distâncias.

 

Além da comunicação que se revolucionou através do Whatsapp, permitindo um contato mais fácil entre as pessoas, a educação também se favoreceu nessa história.

 

Hoje em dia é possível aprender várias coisas através da internet.

 

Com isso eu trago a pergunta: Vale a pena fazer um curso de costura online?🤔

 

Talvez, você saiba que eu dou cursos de costura online e, por isso, imagina que eu vá dizer SIM.
Mas minha resposta é: Depende.

 

E nas próximas linhas eu vou explicar o por quê.

 

Eu moro em Belo Horizonte, uma das maiores cidades do Brasil com 2,5 milhões de habitantes. Muitos imaginam que aqui tem várias escolas de corte e costura para cursos presenciais. Sim, tem algumas, mas não o suficiente para atender a demanda das pessoas que querem aprender a costurar por hobby ou por necessidade profissional.

 

Se em uma cidade grande, não há várias escolas de corte e costura, imagine em uma cidade de 900.00, 500.000, 100.00, 30.000, ou 10.000 habitantes… Em várias cidades não tem uma escola de corte e costura.

 

Se a sua cidade não tem uma escola de corte e costura ou se tem, mas não é perto da sua casa, talvez a sua única opção seja um curso de costura online.

 

Mas vou explicar a verdadeira razão da minha resposta ser depende.

 

“Quem faz o curso é o aluno”

 

Pela minha experiencia com mais de 2.500 alunos nos meus cursos online, “quem faz o curso é o aluno!”

 

O que quero dizer com isso?

 

Se você for fazer um curso online de costura “só por fazer” ou para passar o tempo, é provável que você não vá aproveitar da mesma forma que um aluno muito motivado com vontade de aprender. Seja por hobby ou necessidade profissional, é o empenho e a dedicação que contam.

 

Vejo algumas alunas que me procuram querendo fazer um curso online de costura e dizem que sempre sonharam em aprender a confeccionar suas próprias roupas ou abrir um pequeno ateliê. Essas alunas geralmente são pessoas que muitas vezes, aproveitam o curso online melhor do que uma aluna de um curso presencial.

 

Depende da sua vontade de realizar um sonho, da vontade de vestir uma peça confeccionada pro você mesma, ou de presentear a filha ou neta com uma peça de feita por suas próprias mãos.

 

Os sonhos nos movem e isso faz toda a diferença na hora do aprendizado. Para essas pessoas, um curso de costura online vale muito a pena.

 

Aqui vai algumas dicas para você aproveitar um curso online ao máximo:

 

1.encare seu curso online como seu fosse um curso presencial: tenha horários fixos para fazer e não estude apenas nas “horas livres”. Quando criamos um “compromisso de horário” com o curso, ele passa a ser nossa prioridade naquele momento.

 

2. tenha um caderno ou bloco de anotações específico para o curso: acompanhe o curso anotando todos os pontos que achar importantes. Anote suas dúvidas para discutir com o professor do curso. Somente dessa forma você vai reforçar o aprendizado do conteúdo.

 

3. teoria + prática = combinação perfeita:  um curso de costura, seja presencial ou online, requer aprender a teoria e praticar. Então, se você separou 4 horas por semana para se dedicar ao curso, invista 2 horas para assistir às aulas e anotar tudo em seu caderno e mais duas horas para ir para prática: modelar, costurar, interpretar modelos. A “combinação perfeita” (teoria + prática) vai elevar seu nível de aprendizado.

 

4. minimize seus prejuízos e não tenha medo de errar: todas as costureiras (os) e modelistas, mesmos as (os) mais experientes já cometeram algum erro durante a fase de aprendizado. Isso faz parte da caminhada e é absolutamente normal. Para que você não “trave” por causa disso, meu conselho para você é: compre tecidos baratos para treinar. Pode ser o algodão cru ou tricoline. São ideais para você fazer “telas” ou peças pilotos e testar a modelagem. Você também pode usar retalhos para treinar acabamentos e finalizações de peças 

 

Existem várias professoras de modelagem e costura que têm bons cursos online, vou dar 4 dicas para você ver se vale a pena começar:

 

1. antes de comprar, veja se você gosta do jeito da professora explicar. Como? Assista a algum vídeo dessa professora ou professor no youtube.

 

2. antes de comprar, entre em contato e tire suas dúvidas. (forma de pagamento, como funciona o curso, como são as aulas) Seja por e-mail ou whatsapp, tire suas dúvidas antes de se matricular no curso.

 

3. antes de comprar, veja se a professora do curso faz o acompanhamento do aluno e responde dúvidas.

 

4. desconfie de cursos que prometem “milagres”.

 

Mas assistir a um vídeo no Youtube e fazer um curso de costura online é a mesma coisa?

Eu considero que é possível aprender algumas coisas no youtube, eu mesmo aprendo um pouco sobre várias coisas. Porém, na minha concepção, um curso online ou presencial é um aprendizado com “começo, meio e fim” e com comunicação entre aluno e professor (ainda mais quando o assunto é muito técnico, como a modelagem).

 

No Youtube, você acaba assistindo vários vídeos sem uma sequência didática, ou seja não há um “começo, meio e fim” e muitas vezes não há comunicação entre aluno e professor. Eu mesma, por exemplo, tenho vídeos com 500 mil visualizações no YouTube. Se metade das pessoas que assistiram ao vídeo fizerem apenas uma pergunta, são 250.00 perguntas para responder, o que é praticamente impossível, a não ser que o professor tenha uma equipe qualificada para ajudá-lo.

 

Eu adoro aprender sobre vários assuntos e já fiz vários cursos online sobre: criatividade, marketing, modelagem, edição de vídeos e outros…

 

Os que mais gostei, que cheguei até o fim e achei que valeram a pena foram aqueles que me identifiquei com o professor antes através da internet, sites e redes sociais.

 

Em muitos casos, um curso de costura online representa uma economia de:

 

tempo; pois não há deslocamento até a escola.

 

dinheiro; na caso do meu ateliê o curso presencial é mais caro que o curso online

 

Eu tenho alguns cursos de modelagem e costura online e vou deixar os links abaixo, caso você queira conhecê-los:
(alguns cursos não estão com vagas abertas no momento)

 

Como Modelar e Confeccionar Saias

saias curso de costura online

 

A saia é o primeiro molde que deve ser bem assimilado para quem quer começar a modelar ou se desenvolver na área.  Um bom entendimento dessa peça possibilita ao aluno ter mais facilidade para compreender outros tipos de modelagem. A saia faz parte de um vestido, faz parte de uma blusa longa, faz parte de qualquer peça que ultrapasse a linha da cintura em direção ao quadril. A partir da base, já há a possibilidade do aluno fazer adaptações, como, colocar cós, pala, transferir pences e fazer interpretações de modelo, como saia com prega, com nesga, assimétrica e outras mais. No curso, os moldes serão ensinados, junto com a montagem de algumas peças, para que o aluno visualize em três dimensões e no manequim a modelagem plana.

 

O intuito do curso é que o aluno saiba modelar a partir das medidas que ele tirou em si mesmo ou em outras pessoas. Assim, ele não precisa depender de moldes básicos prontos e padronizados. Ele conseguirá, com o curso, criar tipos de saias e saber fazer as interpretações, como, colocar pala, fazer pences diferenciadas, colocar cós, abrir nesgas, fazer pregas, fenda e muito mais! A ideia é que você adquira repertório suficiente para ver uma saia na televisão ou na revista e saber quais adaptações do molde básico foram feitas ali.

Como modelar e confeccionar Blusas

curso blusas curso de costura online

O intuito do curso é que o aluno saiba modelar a partir das medidas que ele tirou em si mesmo ou em outras pessoas. Assim, ele não precisa depender de moldes básicos prontos e padronizados. Ele conseguirá, com o curso, criar o molde base de blusa e saber fazer as interpretações e adaptações como pences diferenciadas, mangas diversas, modelos de bojo, blusas soltas, camisa feminina, além de base de blusa de malha e infantil, tudo isso com a costura e acabamentos dos principais itens. A ideia é que você adquira repertório suficiente para ver uma blusa na televisão ou na revista e saber quais adaptações do molde básico foram feitas ali.

 

São vários modelos e técnicas para que você possa aplicar, misturar e criar inúmeros modelos diferentes.
Esse curso online foi feito em parceria com o Corte Centesimal e é o único curso online licenciado pelo Método.

 

O Método de Corte Centesimal se destaca por não precisar de contas matemáticas e ter moldes impecáveis há mais de 85 anos.

 

O intuito do curso online “INTRODUÇÃO AO MÉTODO CORTE CENTESIMAL” é ensinar o aluno a usar o Método e compreender o uso das escalas, além de mostrar passo a passo de como riscar os moldes básicos mais importantes: SAIA, CORPINHO, MANGA, CALÇA, algumas variações e adaptações.

 

Acabamentos Primorosos e Técnicas de Costura

acabamentos curso de costura online

Sem dúvida, a qualidade do acabamento valoriza a peça e o trabalho de quem fez a peça.

 

Fazer as costuras básicas: fechar os ombros, as laterais, costurar a saia com o corpo do vestido…isso é o mais rápido. Pode parecer que a roupa está quase pronta, mas a partir daí é que você tem que colocar os seus conhecimentos técnicos em prática. Num vestido, por exemplo, você tem que finalizar o decote e a cava com viés, revél ou forro. Deve fazer a barra, colocar um botão, o zíper…e essa parte é a mais refinada e que precisa de mais conhecimento. Esses detalhes que dão o valor para a peça que você fez para você ou dão o valor para a mão de obra da roupa sob medida que as pessoas contratam. Isso faz toda a diferença, assim como em uma obra, o acabamento bem feito valoriza o prédio.

 

É um curso para quem gosta de cada detalhe na finalização das peças e quer ter mais “repertório” e “técnicas” para execução.

Workshop de Jogos Americanos

workshop curso de costura online

Aprenda Técnicas e elementos para criar lindas peças de jogos americanos para sua mesa, de suas amigas ou clientes.

Você já reparou, quando foi almoçar ou jantar na casa de alguém, que aquela mesa e aquele momento foram preparados com muito carinho para receber os convidados? Você se sentiu prestigiado por ter recebido aquele cuidado especial?!

 

Tudo feito com capricho transmite algo bom. Deixa até a comida mais gostosa!

 

Caso queria saber mais você pode clicar nos link acima, ou chamar nossa equipe no whatsapp 31 99490 5264, se estiver lendo esse artigo no seu celular é só clicar nesse link: [ fale direto no whatsapp ]

 

Para fechar meu texto, acredito que o importante é nunca parar de estudar. Seja por curso presencial, online, lendo livros ou qualquer outra forma que preferir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *