Os tecidos mais usados na alfaiataria feminina

Os tecidos mais usados na alfaiataria feminina

Quando se fala em elegância e peças clássicas da moda, a alfaiataria não pode faltar! Os tecidos de alfaiataria são curingas que vestem bem todos os estilos e podem transitar do dia à noite sem problema algum.

O alfaiate é um dos profissionais mais antigos, um dos pioneiros no mundo da moda sob medida.

No início da sociedade, o homem se vestia apenas como uma forma de cobrir o corpo e se proteger das variações de temperatura. Depois do Renascentismo é que surgiu uma preocupação estética. Foi aí que o corte e o tecido de uma roupa passaram a ser valorizados. No entanto a alfaiataria era exclusiva da moda homem. Foi a partir do século XVI que as peças femininas começaram a surgir. No século XIX elas passaram a fazer sucesso entre as mulheres.

Os tecidos para este tipo de roupa são mais estruturados e de corte reto, por isso eram usados apenas para compor looks mais sérios. Hoje em dia com a modernidade e a evolução da moda, o que não falta é criatividade para as composições. É possível adaptar as peças para todos os estilos.

Confira quais são os tecidos mais usados na alfaiataria feminina e se inspire:

CREPE ALFAIATARIA

É um tecido encorpado e de caimento mais pesado. Sua superfície tem uma textura pigmentada, com aspecto granulado e aparência fosca. Por possuir elastano em sua composição, tem excelente elasticidade e é muito confortável.

Tecido crepe alfaiataria da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

Confira todas as opções de crepe alfaiataria da Maximus Tecidos aqui!

LINHO

Pode ser caracterizado como um tecido de alto luxo que simboliza conforto e elegância. É composto por fibra natural, por isso é mais leve e tem como “charme” o seu aspecto rústico.

Tecido linho misto da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

Confira todas as opções de linho da Maximus Tecidos aqui!

JACQUARD

É outro tecido que garantindo requinte e sofisticação à peça. Tem caimento pesado e uma espessura mais “grossinha”. Também é encorpado e proporciona peças estruturadas. Seu diferencial marcante são os detalhes em alto relevo na superfície.

Tecido jacquard da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

Confira todas as opções de jacquard da Maximus Tecidos aqui!

ZIBELINE

É de um modo geral é um tecido mais pesado, bem encorpado que proporciona estrutura às peças. Seu brilho acetinado e a forma como veste bem no corpo o torna um tecido muito elegante.

Tecido zibeline da Maximus Tecidos
Foto: reprodução

Confira todas as opções de zibeline da Maximus Tecidos aqui!

Este post foi produzido pela equipe de redação e conteúdo da Maximus Tecidos

Siga a loja no Instagram e também acompanhe o blog Clube da Costureira

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *