Acabamentos na costura

“Acabamentos na costura” é um assunto que merece ser tratado com carinho! 😉

Fazer as costuras básicas: fechar os ombros, as laterais, costurar a saia com o corpo do vestido…isso é o mais rápido. Pode parecer que a roupa está quase pronta, mas a partir daí é que você tem que colocar os seus conhecimentos técnicos em prática. Em um vestido, por exemplo, você tem que finalizar o decote e a cava com viés, revél ou forro.

Deve-se fazer a barra, colocar um botão, o zíper…e essa parte é a mais refinada e que precisa de mais conhecimento. Esses detalhes que dão o valor para a peça que você fez para você ou dão o valor para o trabalho de confecção. Isso faz toda a diferença, assim como em uma obra, o acabamento bem feito valoriza o prédio.

Veja um pouco dos meus Acabamentos Primorosos:

Na minha opinião, um excelente acabamento se resume a dois elementos:

Repertório é a bagagem de conhecimentos que você tem: opções e Técnicas. Com um repertório vasto, você consegue resolver desafios que podem aparecer na hora da costura.

Capricho é o primor colocado na construção de cada peça: É colocar costuras encontrando, margens de costura bem feitas e bem acabadas, alinhavar um viés para colocá-lo o mais perfeito possível. Esses são exemplos de capricho.

Veja esses Acabamentos que eu fiz para um vestido de festa:

Barra à mão
Forro: Bainha de lenço
Acabamento interno de zíper
Alcinha de linha e colchete

Sem dúvida, a qualidade do acabamento valoriza a peça e quem fez a peça.

Se você gosta desse de costura e peças com finalização bem feita, te convido a assistir à uma aula gratuita sobre Acabamentos (clique aqui),  vou falar nessa aula gratuita sobre a importância do acabamento, como planeja-ló no momento da criação para não haver prejuízos vou dar exemplos práticos de como as técnicas de costura podem ser parte do acabamento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *