Costura de vestidos de festa: 3 dicas

Costura de vestidos de festa: 3 dicas

Olá! Vou dar três dicas para quem confecciona ou pretende confeccionar vestidos de festa.

Dica 1:

Escolha o modelo para comprar o tecido e os aviamentos . O caimento do modelo irá influenciar diretamente no tecido que você vai escolher. Se for um modelo fluido, você pode escolher um tecido leve, como musseline, chiffon, um leve crepe, renda chantilly…

Se for um modelo mais encorpado, você vai escolher um tecido com a gramatura e peso apropriados, como um crepe pesado, ou tafetá…

Dica 2:

Geralmente o vestido de festa tem o tecido principal e um forro. Pode ter até o forro de dentro e o forro de fora. O forro de dentro será todo liso para o corpo. Esse forró interno é usado se o tecido original for transparente, como uma musseline ou se o vestido for estruturado com entretela cavalinho.

Dica 3:

Costure a tela e prove. Faça o forro e prove novamente e apenas depois corte no tecido correto.

Assim, você faz todos os ajustes necessários para passar para o tecido certo. Se o tecido certo for fino e você tiver que desmanchar muito, você pode puxar um fio, por exemplo. Por isso, o ideal é fazer as provas e deixar a maioria dos ajustes prontos.

Se o tecido tiver renda, faça a estrutura interna e prove. Na renda, a gente recorta os desenhos e monta tirando o excesso para não aparecer a pence. É claro que uma renda fina, não é possível, mas existem várias rendas que são próprias para recorte.


Espero que goste das dicas e que elas possam te ajudar ainda mais na confecção de roupas finas.

Para ver mais tutoriais que abrangem esse tema, acesse esse link e veja dois vídeos sobre acabamentos: CLIQUE AQUI

Um abraço!

Lara Rogedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *