Zigue-zague: variações de comprimento e largura do ponto

Os pontos mais importantes para costuras em geral são: ponto reto, ponto zigue-zague, ponto multizigue-zague e casinha de botão.

O ponto de zigue-zague é um acabamento muito comum na margem de costura e uma alternativa ao overloque. CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS ALTERNATIVAS AO OVERLOQUE

É possível passá-lo com as margem abertas, antes mesmo de fazer a costura principal ou, também, fechando as duas margens.

Faça um teste com o ponto de zigue-zague para que ele fique do tamanho e largura desejados. Não passe muito rente à borda para o tecido não enrolar.

 

É possível também passar o zigue-zague para fazer um mosqueado, que é uma costura de reforço, para colocar elástico e como ponto decorativo.

Existem variações entre o comprimento de ponto e a largura. É importante saber as diferenças e qual usar em determinado momento. Eu gosto sempre de fazer estudos em um pedaço de algodão cru para ter como referência, na hora de executar a costura.

No zigue-zague quanto mais largo, mais em forma de “V” ele fica. Quanto menos largo mais reto estabelece-se o ponto.

Eu fiz um vídeo em que faço as costuras, explico como manusear duas máquinas diferentes no zigue-zague e comparo o tamanho do ponto com a largura.

Não deixe de assistir!

Espero que goste!

Eu também já fiz um vídeo sobre como costurar malha na máquina reta doméstica. Nesse vídeo utilizo o ponto zigue-zague, que consegue “segurar” esse tecido que tem elasticidade. Além do ponto, dou outras dicas interessantes. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Lara Rogedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *